Home » Dissertação » MORETTO, Luís Augusto Machado. Uma arquitetura multiagentes para o compartilhamento do conhecimento em sistemas sociotecnológicos de engenharia de requisito. Dissertação, 2011.

MORETTO, Luís Augusto Machado. Uma arquitetura multiagentes para o compartilhamento do conhecimento em sistemas sociotecnológicos de engenharia de requisito. Dissertação, 2011.

A engenharia de requisitos, etapa inicial da construção de sistemas deinformação, requer intenso compartilhamento de informações econhecimento entre profissionais de tecnologias da informação e dacomunicação e entre peritos no negócio. A teoria e a prática comum daengenharia de requisitos, no entanto, são tecnocêntricas e caracterizadaspor dificuldade de compartilhar informações e conhecimento. A literatura recente aborda a concepção de sistemas sociotecnológicos, cujas propriedades emergem por meio da colaboração dinâmica entre pessoas e agentes tecnológicos. Esta dissertação pesquisa uma arquitetura multiagentes para o compartilhamento do conhecimento na engenharia de requisitos, com base no modelo CESM de Mario Bunge, segundo o qual todo sistema concreto pode ser representado por sua composição, ambiente, estrutura e mecanismo. A composição inclui peritos no negócio, profissionais de Tecnologia da Informação e da Comunicação – TIC, agentes tecnológicos e o documento de requisitos – objeto da colaboração dinâmica. O mecanismo é essencialmente um processo de compartilhamento de informações e do conhecimento. O resultado é uma arquitetura multiagentes que apoia o compartilhamento de informações e do conhecimento na engenharia de requisitos sociotecnológica.

Link para download: Luis Augusto Moretto

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , ,