Home » Mídia do Conhecimento » PACHECO, Ana Paula Reusing. Competências Essenciais: Proposta De Um Modelo De Concepção. Tese, 2010.

A presente tese tem como objetivo propor um modelo de concepção de competências essenciais que envolva a identificação e a alavancagem de competências essenciais, e ainda a definição e o desenvolvimento de competências essenciais futuras nas organizações. Para tanto, foi desenvolvido um modelo preliminar teórico, fundamentado no estudo de Resende (2000), Barney (2007), Hamel & Prahalad (1995) e Javidan (1998). Por meio do estudo de caso, foi identificada a aderência do modelo preliminar teórico à prática. Com base nessa aplicação, como também, em um novo olhar teórico, fundamentado no estudo de Haffez, Zhang & Malak (2002a), foi proposto o modelo final de concepção de competências essenciais. Esse modelo está dividido em duas etapas, a saber: Etapa I – Formação do Comitê de Concepção de Competências Essenciais e Etapa II – Aplicação do Modelo de Concepção de Competências Essenciais. A segunda etapa dividi-se em quatro fases, quais sejam: Fase 1 – Identificação de Competências Essenciais e/ou Definição de Competências Essenciais Futuras; Fase 2 – Diagnóstico dos SPTVAs; Fase 3 – Alavancagem das Competências Essenciais e/ou Desenvolvimento das Competências Essenciais Futuras; e Fase 4 – Proteção e Avaliação das Competências Essenciais. Ressalta-se a originalidade desta pesquisa, visto que não há, na literatura, modelos completos de concepção de competências essenciais como o que foi aqui proposto; e ainda sua relevância, centrada em dois aspectos: na aplicabilidade que o modelo de concepção de competências essenciais tem, o qual poderá gerar vantagem competitiva para as organizações; e na contribuição, tanto para o meio acadêmico, como para o organizacional.

Link para download: Ana Paula Reusing Pacheco

Posted in Mídia do Conhecimento, Tese and tagged as ,