Home » Dissertação » RIBEIRO, Samuel F. Sistema de Conhecimento para Gestão Documental no Setor Judiciário: uma aplicação no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Dissertação, 2010.

RIBEIRO, Samuel F. Sistema de Conhecimento para Gestão Documental no Setor Judiciário: uma aplicação no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Dissertação, 2010.

A inclusão tecnológica relacionada à produção e disponibilização de informações eletrônicas vem transformando o cotidiano de instituições públicas e privadas. Sendo que tais documentos constituem uma fração significativa do conhecimento organizacional, percebe-se a relevância quanto ao desenvolvimento e aplicação de tecnologias adequadas para apoiar a gestão deste acervo. Neste sentido, o presente trabalho se propõe a realizar um estudo relacionado à gestão documental no âmbito do Judiciário Eleitoral de Santa Catarina, com foco nas atividades cognitivas deste processo, visando à proposição de um sistema de conhecimento para auxiliar o profissional humano no desempenho de seu papel. A metodologia adotada constituiu-se de pesquisa observacional sobre a situação atual das instituições judiciárias quanto ao tema, em conjunto com a pesquisa bibliográfica e descritiva dos assuntos correlatos. Tendo como base os artefatos identificados no   vantamento realizado, é apresentado um novo modelo de negócio, onde está inserido o sistema e-Docs, o qual possibilitou a unificação do repositório de documentos, automação do processo de indexação e classificação temática e a disponibilização de busca semântica de documento. Por fim, são descritos os resultados obtidos pela aplicação do modelo proposto no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e as propostas de pesquisa para trabalhos futuros.

Link para download: Samuel F. Ribeiro

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , , ,