Home » Dissertação » GUEUDEVILLE, Rosângela M. Avaliação da Comunicação entre a Equipe Multidisciplinar e do Tempo de Permanência na UTI, Após a Introdução do Formulário de Objetivos Diários. Dissertação, 2007.

GUEUDEVILLE, Rosângela M. Avaliação da Comunicação entre a Equipe Multidisciplinar e do Tempo de Permanência na UTI, Após a Introdução do Formulário de Objetivos Diários. Dissertação, 2007.

Este estudo, cujo tema é a comunicação na Unidade Terapia Intensiva, tem caráter qualitativo e descritivo. A pesquisa de campo foi realizada no Hospital Português, em Salvador – Ba, com o objetivo de mensurar o impacto da introdução de um formulário de objetivos diários na comunicação entre a equipe multidisciplinar; definir os critérios para quantificar o impacto do formulário de objetivos diários na comunicação; avaliar e comparar o impacto do formulário no entendimento de cada categoria profissional analisada, relativamente aos objetivos de cuidado diário e os procedimentos que precisam ser executados para o paciente melhorar; identificar a opinião dos profissionais sobre a comunicação na unidade em estudo; mensurar o tempo de permanência dos pacientes e demonstrar as relações causais entre o tempo de permanência dos pacientes na UTI e a eficiência da comunicação após a introdução do formulário. Para alcançar os objetivos propostos, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e direta. Os dados e informações analisados apontam como resultados: maior entendimento dos profissionais no grupo exposto, em relação ao grupo controle; a maioria dos profissionais acredita que a comunicação na UTI não é ideal, sendo que a sugestão mais freqüente para reverter esta situação foram visitas multidisciplinares; o tempo de permanência encontrado foi menor no grupo exposto, porém sem diferença estatisticamente significante; não foram citados aspectos negativos quanto à introdução do formulário na rotina da UTI e os principais aspectos positivos foram maior integração entre a equipe, visão integral do paciente, condutas uniformes e melhoria na qualidade de atendimento.

Link para download: Rosângela Gueudeville

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , ,