A chamada era do conhecimento tem provocado mudanças nas organizações e na sociedade como um todo. Quase que simultaneamente, gestores de Instituições do Ensino Superior (IES) e governos de todas as nacionalidades e esferas têm dedicado crescentes esforços na busca do chamado sucesso acadêmico, sintetizado por uma trajetória na qual o discente ingressa num determinado curso, recebe uma formação de qualidade e é diplomado. O desafio tem sido, para as IES públicas, aplicar bem os recursos públicos assegurando o esperado retorno social e, para as privadas, manter sua clientela formada por estudantes. Em ambos os casos buscam-se a redução da evasão discente e a promoção da permanência. Esta tese tem como objetivo a construção de um modelo de sistema de gestão do conhecimento baseado num /framework/ desenvolvido para a promoção da permanência de estudantes no ensino de graduação em IES brasileiras. Foram levantadas as causas para a evasão discente no contexto nacional e, com base num abrangente levantamento de teorias e modelos de desgaste, abandono e permanência discente, foi construído um modelo de permanência discente compatível com o alcance das intervenções das IES. Com base nas variáveis deste modelo foram estabelecidos indicadores, sensores e procedimentos, constituindo um /framework/ para apoiar a gestão institucional pró-ativa visando à permanência discente. Complementarmente foi construído um modelo de gestão do conhecimento para potencializar os resultados do uso deste /framework/, cuja aplicabilidade foi analisada por meio de um estudo de caso realizado na Universidade Federal de Santa Catarina. Entre as conclusões a que se chegou merece destaque a de que o suporte político e as lideranças institucionais são o elemento-chave mais relevante entre todos e, ao mesmo tempo, ainda são o maior obstáculo a ser vencido para o sucesso da GC em IES brasileiras. Também constatou-se que, apesar de freqüentemente desenvolverem pesquisas e serem geradoras de conhecimento, as IES não têm o mesmo empenho nem agilidade em fazer com que o conhecimento por elas gerado seja utilizado em suas atividades meio ou fim.
Link para download: Renato Cislaghi