Home » Dissertação » SAVI, Rafael. Utilização de Ferramentas Interativas em Jornalismo Participativo: uma análise de casos de blogs, wikis, fórums e podcasts em meados da primeira década do século XXI. Dissertação, 2007.

SAVI, Rafael. Utilização de Ferramentas Interativas em Jornalismo Participativo: uma análise de casos de blogs, wikis, fórums e podcasts em meados da primeira década do século XXI. Dissertação, 2007.

O jornalismo participativo é um os mais instigantes fenômenos relacionados às novas tecnologias de comunicação e informação. A possibilidade de criação de conteúdos jornalísticos por cidadãos que não são profissionais, ou por profissionais que utilizam este espaço alternativo para fugir dos constrangimentos a que são submetidos na indústria da mídia, têm chamado a atenção de inúmeros pesquisadores e provocado grandes debates por sua relevância cultural, social e política. No entanto, poucos trabalhos se dedicam a analisar as ferramentas interativas da web e a forma como estão sendo utilizadas neste processo. Este trabalho tem por objetivo analisar como as novas tecnologias interativas da web estão sendo utilizadas na prática do jornalismo participativo, através de casos registrados em meados da primeira década do século. A partir de uma revisão bibliográfica sobre o jornalismo participativo, algumas das ferramentas que proporcionam essa nova relação da sociedade com a informação jornalística são apontadas e analisadas, através de informações históricas e descrição de seu funcionamento. Optou-se por analisar casos de uso dos fóruns de internet, wikis, blogs e podcasts aplicados ao jornalismo participativo, a fim de demonstrar de que forma os conteúdos são produzidos e disseminados, e como o público se relaciona com essas tecnologias. Comparações entre características e utilização das ferramentas são apresentadas ao final do estudo.

Link para download: Rafael Savi

Posted in Dissertação, Mídia e Conhecimento and tagged as , ,