Home » Dissertação » ZANCHETT, Pedro Sidnei. Sistema de Hipermídia Adaptativa como suporte à orientação de usuários idosos. Dissertação, 2006.

ZANCHETT, Pedro Sidnei. Sistema de Hipermídia Adaptativa como suporte à orientação de usuários idosos. Dissertação, 2006.

A disseminação da Internet é fato incontestável. Por outro lado, devido ao avanço da medicina, também cresce a população de idosos no Brasil. Com o avanço da ciência e conseqüente melhoria na saúde, é necessário ampliar os horizontes culturais e de aprendizado dos brasileiros da terceira idade, contribuindo para melhorar sua qualidade de vida. A interação desta população com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s) gerou um aumento dessa população utilizando a Internet e conseqüentemente um interesse da comunidade científica sobre a interação Idoso-Computador. Atualmente a Internet está cada vez mais dinâmica. Entretanto, muitos sites violam princípios básicos de usabilidade, exigindo alto grau de concentração dos usuários para navegar satisfatoriamente. Tendo em vista que o desempenho do idoso frente ao hiperespaço da WWW se agrava, devido a diversos fatores decorrentes da idade, este trabalho teve por objetivo desenvolver um ambiente WWW de recomendações que visa minimizar a desorientação e sobrecarga cognitiva através de recursos adaptativos. Para o desenvolvimento do ambiente, denominado GECOVIM (Grupo de Estudo Comunidade Virtual da Maturidade) utilizou-se a metodologia da engenharia do software UWE (UML Web Engineering), que permite tratar as particularidades adaptativas do projeto proposto. O ambiente está em uso por Idosos do Programa de Educação Permanente da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e a intenção é expandir e atingir muitos outros usuários idosos, e conseqüentemente validar o funcionamento dos métodos e das técnicas adaptativas que podem evitar a desorientação e a sobrecarga cognitiva.

Link para download: Pedro Sidnei Zanchett

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as , , , ,