Home » Dissertação » KESSLER, Nery Ernesto. Revisão sistemática e metanálise da acurácia diagnóstica de testes laboratoriais para giardíase: contribuição para a gestão do conhecimento. Dissertação, 2007.

KESSLER, Nery Ernesto. Revisão sistemática e metanálise da acurácia diagnóstica de testes laboratoriais para giardíase: contribuição para a gestão do conhecimento. Dissertação, 2007.

Na atualidade ocorre grande revolução na criação e circulação de informações e conhecimentos. O uso de informação com excelente qualidade é fundamental para a prática diagnóstica médica, particularmente quando se fala em medicina baseada em evidências. Giardíase é um problema de saúde pública mundial associada ao subdesenvolvimento e a pobreza, fato que levou a Organização Mundial a Saúde a tratá-la com especial interesse a partir de 2004. Os testes laboratoriais para giardíase, fundamentais para o seu correto diagnóstico e tratamento adequado, têm sido descritos como apresentando diferenciada acurácia diagnóstica. No presente trabalho realizou-se uma revisão sistemática e metanálise de artigos científicos completos encontrados e disponibilizados no banco de dados MEDLINE® sobre testes diagnósticos para giardíase. Através do instrumento QUADAS (quality assessment of diagnóstic accuracy studies) foi possível avaliar se a qualidade das informações presentes determina a heterogeneidade dos índices utilizados na avaliação da acurácia diagnóstica. As estimativas sumarizadas como índices de acurácia diagnóstica para os testes de giardíase mostraram excelente capacidade discriminatória destes testes. No entanto a baixa qualidade das informações constantes nos artigos analisados parece comprometer superestimando estes valores. A baixa qualidade metodológica ou de reportagem dos estudos primários verificada também sugere a necessidade da realização de novos estudos estabelecendo condições mais robustas e consistentes relacionadas ao tipo de informação quanto à seleção de pacientes e utilização de testes padrões e/ou critérios diagnósticos claramente definidos.

Link para download: Nery Ernesto Kessler

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , , , , , , , ,