Home » Dissertação » BRAGA, Marta C. G. Estratégia on-line para capacitação de professores em Aprendizagem por meio das HQs: Abordagem Centrada na Educação Através do Design (EdaDe). Dissertação, 2007.

BRAGA, Marta C. G. Estratégia on-line para capacitação de professores em Aprendizagem por meio das HQs: Abordagem Centrada na Educação Através do Design (EdaDe). Dissertação, 2007.

As histórias em quadrinhos (HQs) reservam um potencial para mediar a aprendizagem de conteúdos curriculares e o seu uso é recomendado pelos Parâmetros urriculares Nacionais (PCNs). Em virtude desta recomendação a atividade passou, então, a ser mais aplicada em sala de aula, mas sem que os professores tenham sido preparados para explorar todas as possibilidades que as HQs podem oferecer na aprendizagem, pois as HQs encontram-se no domínio do design gráfico com processos próprios de criação e produção que quando aliados às práticas didático-pedagógicas adequadas podem produzir a interdisciplinaridade tão necessária à educação do nosso tempo e do futuro. Compreendeu-se, assim, que a capacitação de professores é a prática adequada para a disseminação da Aprendizagem Mediada pelas HQs e que a Educação Através do Design (EdaDe) é a base pedagógica adequada para a aplicação das HQs em sala de aula.  Tendo em vista, a iniciativa do Governo Brasileiro em suprir a formação inicial e continuada de professores em exercício, por meio da mídia on-line, acredita-se que iniciativas nesse sentido venham somar esforços para o aprimoramento dos métodos e técnicas de aprendizagem nesta modalidade. Assim, a pesquisa aqui empreendida pode contribuir para o compartilhamento do conhecimento acadêmico e corporativo. Diante do exposto e das exigências da nova sociedade do conhecimento – atualização continuada dos profissionais – propõe-se a capacitação de professores on-line, em aprendizagem mediada pelas HQs. Neste trabalho efetua-se o estudo sistemático sobre as HQs, a formação de professores no Brasil e os modelos da educação on-line, bem como, desenvolve-se a estratégia a partir do planejamento e implementação da experiência prática da capacitação de professores. Utiliza-se ainda, a pesquisa qualitativa apoiada, em parte, por dados colhidos através de questionário.  Este estudo resultou no desenvolvimento da estratégia de capacitação on-line para tornar professores capazes de aplicarem a aprendizagem mediada pelas HQs, com o conseqüente usufruto dos alunos e das instituições de ensino que passam a contar com uma alternativa de enriquecimento à educação formal.

Link para download: Marta Cristina Goulart Braga

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as , ,