Home » Dissertação » SILVA, Lucia Alves Ferreira. Critérios para qualificar periódicos: a subárea Ciências Sociais Aplicadas I/Ciência da Informação. Dissertação, 2008.

SILVA, Lucia Alves Ferreira. Critérios para qualificar periódicos: a subárea Ciências Sociais Aplicadas I/Ciência da Informação. Dissertação, 2008.

Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar em que medida os critérios estabelecidos pela Capes/Qualis são ratificados pelos especialistas da área de avaliação de periódicos pela perspectiva da gestão do conhecimento. Trata-se de pesquisa aplicada, exploratória, descritiva e avaliativa, baseada em técnicas de observação, análise documental e em variáveis de conteúdo e forma utilizadas na avaliação Qualis. Com relação ao conteúdo, os resultados mostraram que muitos critérios utilizados pela comissão de avaliação do Qualis da área estudada têm denominação diferente aos denominados e recomendados pelos especialistas da área. O critério índice de citação e/ou índice de impacto/fator de impacto não é levado em consideração pela área avaliada, embora seja considerado e recomendado pelos especialistas. Com relação à forma, percebeu-se que o critério endogenia de autoria – recomendado pelos especialistas da área como um indicador para mensurar os critérios editorias na variável forma – é no Qualis da área pesquisada tratado como critério de conteúdo. Também se pode destacar que o Qualis da área analisada não leva em consideração os critérios para avaliação do periódico em relação à normalização. Entre os trabalhos futuros os resultados desta dissertação incluem a necessidade de se avaliar o impacto que a diferença constatada entre as abordagens do Qualis/CAPES e da área de avaliação de periódicos tem no alcance dos objetivos da avaliação da pós-graduação.

Link para download: Lucia Alves Ferreira e Silva

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , , ,