Home » Dissertação » OBREGON, Rosane de Fátima A. Validação de Instrumento de Identificação do Perfil de Usuário Através de Ícones Representativos das Inteligências Múltiplas. Dissertação, 2009.

OBREGON, Rosane de Fátima A. Validação de Instrumento de Identificação do Perfil de Usuário Através de Ícones Representativos das Inteligências Múltiplas. Dissertação, 2009.

Os Sistemas de Hipermídia Adaptativa, caracterizados pelo alto potencial de personalização, adquirem no contexto atual um papel fundamental no processo de aprendizagem on-line. Entretanto, para adequar estes ambientes hipermediáticos aos diferentes usuários, segundo suas Inteligências Múltiplas faz-se necessário um instrumento capaz de identificar de forma expedita o perfil do usuário, determinando dessa maneira seu estilo cognitivo. Diante do exposto e das exigências da nova sociedade do conhecimento – atendimento às diferentes formas de aprendizagem – propõe-se verificar a validade de Ícones Representativos das Inteligências Múltiplas proposto por Zandomeneghi (2005) através da aplicação de um questionário icônico como suporte na identificação expedita do perfil de usuário. Neste trabalho efetua-se o estudo sistemático sobre a teoria das Inteligências Múltiplas, a Semiótica e os Sistemas de Hipermídia Adaptativa. Na operacionalização dos objetivos específicos desenvolve-se a aplicação do questionário icônico na região norte, sudeste e sul do país, em cursos de graduação e pós-graduação. Visando estabelecer a correlação dos dados obtidos com os de outro instrumento consolidado na área, foi selecionada a Lista de Conferência de Inteligências Múltiplas de Armstrong (1999), utilizando-se a mesma amostragem do questionário icônico. A síntese descritiva da amostra e análise dos dados apresenta as estatísticas descritivas das Inteligências Múltiplas por gênero, por região, por tipo de questionário e análise de correlação entre as inteligências identificadas por tipo de questionário. Esta última fase permitiu a seguinte consideração: há correlação positiva e significativa nas avaliações de cada tipo de inteligência pelo questionário icônico e pela lista de conferência de inteligências múltiplas. Além disto, as diferentes inteligências avaliadas em cada um dos instrumentos apresentam correlações positivas entre si. Nesta perspectiva, a pesquisa ora empreendida, representa uma área fértil de investigação, que poderá contribuir com um arcabouço teórico ao tratamento da informação como matéria-prima do conhecimento.

Link para download: Rosane Obregon

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as , , , ,