Home » Dissertação » BEM, Roberta Moraes. Uma Proposta de Gestão da Informação para a área de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente de uma Empresa do Setor Elétrico, a partir da Utilização da Metodologia COMMOKADS. Dissertação, 2009.

BEM, Roberta Moraes. Uma Proposta de Gestão da Informação para a área de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente de uma Empresa do Setor Elétrico, a partir da Utilização da Metodologia COMMOKADS. Dissertação, 2009.

Na atual economia do conhecimento, a Gestão inadequada de informações, a falta de padronização e o próprio desconhecimento da situação (necessidades, demandas, gestão, ambiente, etc.) configuram-se como itens inibidores à Gestão do Conhecimento (GC) e ao caráter competitivo que ela propõe. A informação é a matéria-prima para a criação do conhecimento, e se ela não está bem estruturada, torna-se difícil o seu compartilhamento e a própria motivação à GC dentro da organização. Neste sentido, pretende-se diagnosticar a “situação informacional” da área de patrimônio imobiliário e meio ambiente de uma empresa do Setor Elétrico. Para tanto, utilizou-se a metodologia CommonKADS, em razão de sua capacidade de contextualização, pois essa metodologia trabalha com seis modelos, a saber: organização, tarefa, agente, conhecimento, comunicação e desenho. Porém, em vez da construção de um SBC (concepção tradicional da metodologia), desenvolve um diagnóstico centrado nas necessidades e condições da organização, de forma sistêmica e dotada de método. Como resultado, são propostas sugestões de melhoria, a fim de contribuir com o processo de Gestão da Informação, para que este possa ser flexível e suficientemente completo para compreender e responder às perguntas dos usuários, sem redundância, retrabalho, e com confiabilidade, gerando um conhecimento capaz de ser entendido/contextualizado e compartilhado, agregando valor à atividade da organização e garantindo-lhe competitividade.

Link para download: Roberta Moraes de Bem

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , , ,