Home » Dissertação » COMARELLA, Rafaela Lunardi. Educação Superior a Distância: evasão discente. Dissertação, 2009.

O sistema de EaD busca proporcionar a formação e a qualificação da população suprindo as carências relacionadas ao acesso a educação. No ano de 2006 o Ministério da Educação cria o Sistema Universidade Aberta do Brasil – UAB assumindo uma política governamental de incentivo a criação de cursos de graduação a distância, cuja prioridade é a formação de professores da rede pública de educação. Analisando a expansão da oferta de vagas na EaD a partir do ano 2000 até 2007, com base nos dados coletados pelo INEP para o censo da Educação Superior, percebe-se que a EaD em instituições públicas teve um crescimento de 197,52% entre os anos de 2005 e de 2006 e de 82,12% do ano de 2006 para o ano de 2007. A evasão é um dos problemas que preocupa os gestores das instituições de ensino superior. Assim, o presente trabalho buscou identificar os fatores determinantes da evasão nos cursos de graduação oferecidos pela UAB/UFSC. É uma pesquisa exploratória e descritiva e utiliza procedimentos técnicos bibliográficos, documental e de levantamento em uma abordagem quantitativa e qualitativa. Para identificar os fatores da evasão foram aplicados 177 questionários aos estudantes evadidos e 38 aos tutores de apoio presencial. Na analise dos dados o fator mais recorrente foi falta de tempo para dedicar ao curso, mencionada por 68,93% dos estudantes e por 26,72% dos tutores esse fator está associado aos interesses pessoais do estudante, tais como o trabalho e a família, o que evidencia a dificuldade do estudante em conciliar suas atividades diárias com o curso de graduação. Também foi mencionado pelos estudantes e tutores como fator de evasão a crença de que cursos a distância requerem menos esforços, dificuldades em participar das atividades no pólo e dificuldades com os recursos utilizados no curso, entre outros.

Link para download: Rafaela Lunardi Comarella

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as ,