Home » Mídia e Conhecimento » LOCATELLI, Odete Catarina. Gestão em educação ambiental e a formação de professores: interdisciplinaridade e sustentabilidade. Tese, 2009.

O objeto desta pesquisa é o processo de formação de professores para a Gestão da Educação Ambiental tendo como princípios básicos a interdisciplinaridade e a sustentabilidade. O objetivo é resgatar os elementos constitutivos da formação dos professores que atuam em Educação Ambiental para sistematizar uma base de conhecimento, de caráter interdisciplinar, considerando os princípios da sustentabilidade. A problemática que constitui é tecida por dentro do cenário educacional, e nele procura identificar quais são os fundamentos teóricometodológicos que sustentam os processos educativos em nível de formação de professores que podem servir de base para a Gestão em Educação Ambiental na perspectiva interdisciplinar e sustentável. Para a realização desta pesquisa-ação, os procedimentos empregados para coleta de dados foram: revisão bibliográfica, questionários, observações e intervenções diretas em atividades de capacitação. Empregou-se a metodologia de análise por categorias conceituais e operacionais, para extrair dos fatos e fenômenos os conhecimentos explícitos e, ao mesmo tempo, interferir na formação de professores para a Gestão em Educação Ambiental como alternativa para um processo de desenvolvimento sustentável. A análise dos dados demonstra que se atribui aos processos educativos escolares, especificamente aos de Educação Ambiental, a responsabilidade de tratar os problemas advindos dos impactos causados pela exploração dos recursos naturais, porém eles não tem condições suficientes para tanto. Conclui-se que essas condições revelam que a Educação Ambiental tratada nas escolas está muito distanciada das questões que poderiam de fato contribuir para uma Gestão de Educação Ambiental sustentável. Os resultados desta pesquisa configuram um diagnóstico de como vem se realizando a Gestão da Educação Ambiental nas escolas e sugere a metodologia de Projetos de Trabalho para a formação dos professores que atuam nessa área.

Link para download: Odete Locatelli

Posted in Mídia e Conhecimento, Tese and tagged as , , , , ,