Home » Dissertação » CAVALCANTI, Marcelo José. Efeitos da mídia digital internet no cotidiano do jornalista da imprensa diária de Santa Catarina. Dissertação, 2008.

CAVALCANTI, Marcelo José. Efeitos da mídia digital internet no cotidiano do jornalista da imprensa diária de Santa Catarina. Dissertação, 2008.

Na sociedade do conhecimento, o Jornalismo representa instrumento gerador de informações, de forma contínua dentro de um processo dinâmico. O jornalístico convencional vive, hoje, um momento de readaptação às Mídias Digitais, que estão mudando o modo de produzir e difundir notícias. Tal fato calca-se na busca pela configuração, tanto da organização do conteúdo, como da disposição formal, do chamado Jornalismo Digital. O Jornalismo Digital é diferente da Mídia tradicional na medida em que torna perene a notícia e constitui uma valiosa ferramenta para pesquisa. Assim, é neste contexto, que se insere o presente estudo, que visa analisar os efeitos da Mídia Digital internet nas atividades do jornalista da Imprensa diária de Santa Catarina no que se refere ao processo de produção e distribuição de notícias no Jornalismo Digital. A metodologia utilizada no presente trabalho caracteriza-se como uma pesquisa empírica exploratória. Para efeito de obtenção de dados, optou-se pela amostra não-probabilística intencional, formada por nove jornalistas de três jornais de grande circulação do referido Estado. Face ao estudo desenvolvido, concluiu-se que o Jornalismo Digital em Santa Catarina, ainda está em estágio inicial, uma vez que, ainda não são oferecidas soluções exclusivas capaz de nomear de maneira eficiente, novos formatos para o Jornalismo praticado nas redes digitais. Portanto, infere-se que existe um longo caminho a ser percorrido pelos jornalistas que atuam neste ambiente.

Link para download: Marcelo Cavalcanti

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as , ,