Home » Sem categoria » Bianchini Leite Esteves, Daniel. IMPACTO DOS PROCESSOS DE LOGÍSTICA REVERSA PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL COM FOCO NA DIMENSÃO SOCIAL.

Bianchini Leite Esteves, Daniel. IMPACTO DOS PROCESSOS DE LOGÍSTICA REVERSA PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL COM FOCO NA DIMENSÃO SOCIAL.

A sustentabilidade vem recebendo atenção de gestores e acadêmicos devido a sua relevância e pelo papel fundamental de transformação comportamental da sociedade no século XXI, a qual vêm exigindo, adequações urgentes dos processos organizacionais atuais. Como é comumente mencionado na literatura, o conceito de sustentabilidade envolve três dimensões basilares – econômica, ambiental e social. Porém, entre elas, a dimensão econômica é a que apresenta mais estudos, em seguida vem a ambiental e, por último, a social. Desta forma, os estudos que abordam a sustentabilidade social (SS) foram identificados nesta pesquisa, como uma lacuna, revelando não somente uma escassez que impede a formação de uma definição mais clara do conceito, assim como frameworks que integram a SS nas avaliações para sustentabilidade organizacional. O processo de logística reversa visa a adequação do sistema linear de produção, caracterizado pela extração dos recursos naturais, produção dos bens de consumo e, descarte desses produtos/materiais em fim de vida útil, para um sistema mais circular e mais sustentável. Desta forma, o presente estudo, estruturado por uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, tem por objetivo principal, identificar o impacto dos processos de logística reversa, para a sustentabilidade com foco na dimensão social. A fundamentação teórica permitiu o desenvolvimento de um roteiro para entrevista semiestruturada, utilizado para a coleta de dados. Foram entrevistados os sócios/gestores de duas empresas especializadas em logística reversa na cidade de Florianópolis, com abrangência de atuação no estado de Santa Catarina. A pesquisa contribui com a identificação dos principais aspectos da sustentabilidade social e processos da logística reversa, mencionados pela literatura, e os relaciona com os processos das empresas entrevistadas. A partir dos resultados, é possível observar, que os aspectos da sustentabilidade social como educação, saúde e segurança, se apresentaram como estratégias fundamentais, não só para a mitigação de riscos, mas também para o desenvolvimento de negócios mais sustentáveis, em todas as dimensões da sustentabilidade, econômica, ambiental e também social.

Posted in Sem categoria