Home » Dissertação » SCHRUBER, Julio J. Competências do docente de curso de graduação a distância do nordeste de Santa Catarina. Dissertação, 2009.

Tendo como um novo campo de trabalho e atuação na EaD a parceria das tecnologias da informação e comunicação e suas múltiplas possibili-dades de uso, verifica-se que várias instituições de Ensino Superior estão disponibilizando cursos de graduação na modalidade de educação à distância. Contudo, educar em ambiente virtual necessita um conjunto específico de competências – conhecimentos, habilidades e atitudes – por parte do professor. O objetivo deste trabalho é identificar as compe-tências dos docentes de curso de graduação à distância em instituições de ensino superior no nordeste de Santa Catarina. Os dados foram cole-tados por meio de questionário, análise documental e entrevista semies-truturada. Os resultados do estudo indicam que as competências neces-sárias ao professor são: clareza na exposição do conteúdo; ser acessível ao estudante; capacidade de síntese; conhecimento técnico; domínio didático; domínio do conteúdo; capacidade de planejamento; pró-atividade; capacidade de organização; capacidade de aceitar o aluno; capacidade de comunicação e expressão.

Link para download: Julio Schruber Junior

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as , , ,