A sociedade contemporânea presenciou, ao longo das duas últimas décadas, o desenvolvimento de um conjunto de tecnologias, dispositivos e aplicações que deram suporte ao surgimento, no contexto urbano, de novas estruturas e dinâmicas de comunicação. De maneira particular, as plataformas de mídia digital, as tecnologias ubíquas e as tecnologias baseadas em localização permitiram relegar a necessidade da exposição da informação sobre a coisa urbana no ambiente urbano a um segundo plano, e fizeram essa informação migrar, ao menos em parte, para dispositivos de mídia digital. Com isso, uma série de implicações nas formas de representação e comunicação dos/nos espaços da cidade pôde ser observada: a ampliação da infraestrutura de rede somada à miniaturização dos dispositivos de mídia móvel viabilizaram o acesso remoto e em mobilidade da informação sobre a coisa urbana e as tecnologias da web 2.0 democratizaram não apenas o acesso à informação como também a produção de seu conteúdo, interferindo direta e indiretamente nas atividades, experiências e comportamentos presentes no cenário social da vida urbana. Em meio a esse contexto, o design de interação urbana surge como um campo interdisciplinar preocupado em compreender a interação do ser humano com o meio urbano – agora influenciado por uma camada digital – e em desenvolver artefatos tecnológicos que ressignifiquem essa interação. De suas pesquisas e práticas surgem interfaces e plataformas que buscam tornar as experiências cotidianas mais aprazíveis, interessantes, produtivas e eficientes, ao mesmo tempo que buscam permitir que públicos urbanos se organizem em torno de questões de interesse comum. Esta tese reporta um processo de pesquisa voltado a desenvolver um framework conceitual para apoiar designers de interação urbana na formulação de estratégias de design envolvendo o uso de recursos de mídia locativa digital. Ela faz parte de um conjunto de trabalhos que advogam pelo uso e desenvolvimento das tecnologias de mídia sob abordagens mais abertas e participativas e que buscam desenvolver e entregar aos citadinos ferramentas, tecnologias e know-how que os ajudem a compreender e agir sobre questões de interesse comum percebidas no espaço urbano. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, baseada em quatro fases: a primeira delas foi dedicada ao mapeamento de dados por meio de uma revisão sistemática da literatura e da aplicação da técnica snowball; a segunda, focada na coleta dos dados mediante verificação empírica e estudo multicasos; a terceira, dedicada à análise temática dos dados sob as lentes da Teoria Ator-Rede e da Teoria do Programa; e a quarta, voltada ao desenvolvimento e proposição do framework conceitual. Como resultado, é apresentado um framework conceitual composto por quatro núcleos inter-relacionados: três sequenciais – denominados fatores de influência, processo de design e efeitos obtidos – e um transversal – composto por princípios contidos no contexto de design. O framework conceitual proposto caracteriza o contexto dos processos de design de interação urbana e fornece uma visão geral do conjunto de assunções inerentes às práticas de design de interação urbana, contribuindo para a adoção de uma abordagem estruturada para o metadesign de projetos que envolvem o uso de recursos de mídia locativa digital.
Palavras-chave: Design de interação urbana. Mídia locativa. Metadesign. Framework conceitual.
Link para download: Laryssa Tarachucky.