porno
beşiktaş escort mecidiyeköy escort aksaray escort bahçeşehir escort
Home » Sem categoria » CAVALHERO, Alexandre. Qualidade da Informação no Setor Público: Aplicação da Casa da Qualidade na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. Dissertação, 2020.

CAVALHERO, Alexandre. Qualidade da Informação no Setor Público: Aplicação da Casa da Qualidade na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. Dissertação, 2020.

No setor público cada vez mais se discute a efetividade, a eficiência e a eficácia da gestão pública; em que se observa que a efetividade orienta as ações públicas para o atendimento ao cidadão, a eficiência ocorre por meio da busca pela otimização dos recursos dos contribuintes e a eficácia é afetada pela melhoria da qualidade dos serviços. A ideia da qualidade, definida na literatura como “adequação ao uso”, deixou de ser aplicada e vinculada exclusivamente à indústria e manufatura para estar presente também nas organizações prestadoras de serviços, incluindo os entes públicos. O conceito de qualidade começa a ser utilizado para avaliar a informação, que é fundamental para a tomada de decisão, reduzindo incertezas, riscos e erros dos gestores. Acompanhando as transformações globais e para se manter competitiva, a administração pública brasileira precisou se adaptar às novas tecnologias gerenciais e aos modelos de gestão da qualidade, da mesma forma que o setor privado o fez. A Qualidade da Informação (QI) busca levar ao usuário informação com relevância, bem delineada e com precisão. O objetivo deste trabalho é propor uma abordagem para avaliar a QI no setor público mediante a seleção e utilização de uma das ferramentas desenvolvidas, o Quality Function Deployment – QFD (Desdobramento da Função Qualidade), mais especificamente através da sua matriz, a Casa da Qualidade. Este método tem a característica de “ouvir a voz do cliente”, já que possibilita verificar a relação entre as necessidades destes e os requisitos técnicos dos produtos ou, como no caso do setor governamental, dos serviços públicos. Esta pesquisa adaptou modelo e abordagem da Casa da Qualidade para avaliar a QI na Secretaria de Estado da Administração de Santa Catarina. A aplicação ocorreu por meio de duas fases, sendo a primeira a partir da elaboração da matriz 1, com a análise das informações estratégicas em correlação com as dimensões da QI; e a segunda fase, com a matriz de análise entre as dimensões da QI e as práticas de orientação à informação. É através da análise das matrizes que se identificou as lacunas na QI e pôde-se elaborar propostas de melhoria nos processos, rotinas e sistemas da instituição pesquisada, para que esta ofereça um serviço de melhor qualidade, aumentando sua eficácia e suprindo as demandas da gestão pública e da sociedade.

Palavras-chave: Qualidade da Informação. QFD. Desdobramento da Função Qualidade. Casa da Qualidade. Setor Público.

Link para Download: Alexandre Cavalhero.

Posted in Sem categoria