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BARBI, Dalner. Processo de Acoplamento Estrutural: O modo Operativo do Aprender. Dissertação, 2020.

O conceito de Autopoiese é uma explicação do que é o viver e o processo de acoplamento estrutural é a operação do vir a ser, pela dinâmica (perturbação x adaptação) que materializa a existência (Maturana e Varela, 1995). A questão que move o estudo é: quais os fatores do processo de acoplamento estrutural precisam ser considerados como essenciais na expressão da aprendizagem? Esta é uma pesquisa de caráter teórico e se baseia no método de análise conceitual de Walker e Avant, apresentado por Fernandes et al. (2011). Tem por objetivo analisar os fatores do processo de acoplamento estrutural que expressam a aprendizagem e possam ser aplicados na elaboração de um artefato digital. A análise conceitual proporcionou um entendimento mais profundo do processo de acoplamento estrutural como o modo de operar para o aprender. O processo de acoplamento estrutural pode ser observado em um gráfico de encurvamento – nominado neste estudo de Processo de Agenciamento Acoplamétrico. Esta proposição está fundamentada nos dois fatores pilares do processo de acoplamento estrutural, domínio relacional e domínio cognitivo, que se interconectam pela congruência operacional, atributo essencial que concorre no processo de aprendizagem como expressão do processo de acoplamento estrutural. Este é o postulado que se toma por axiomático para a elaboração do processo de aprendizagem a ser aplicado no desenvolvimento do artefato digital de aprendizagem musical em ambiente virtual – Spintone Harmony.

Palavras-chave: autopoiese, acoplamento estrutural, aprendizagem, artefato digital, agenciamento acoplamétrico.

Link para download: Dalner Barbi.

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