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RIZZATTI, Giselly. Framework de Governança da Aprendizagem Organizacional. Tese, 2020.

O objetivo desta tese é propor um Framework de Governança da Aprendizagem Organizacional (GovA). O Framework é composto por cinco dimensões da Governança de Aprendizagem Organizacional e cada dimensão contém uma ferramenta, tipo Canvas, composta por questões estratégicas. O Framework é suportado pelas teorias de Aprendizagem Organizacional, Gestão do Conhecimento e Governança do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional. Para atingir o objetivo proposto para a tese, foi realizada uma pesquisa qualitativa, aplicada, propositiva com etapas exploratória e descritiva por meios bibliográficos e de campo. Os procedimentos utilizaram-se da análise integrativa incluindo a revisão narrativa e busca sistemática em bases eletrônicas de dados internacionais e interdisciplinares. Nesta etapa da pesquisa, observou-se que no Brasil não existem trabalhos que versem sobre Governança da Aprendizagem Organizacional e, no nível internacional, o termo é utilizado, mas com poucos estudos voltados à perspectiva organizacional. A partir dos estudos teóricos e modelos de Governança da Aprendizagem Organizacional propostos pela literatura, foi possível identificar os ciclos de Aprendizagem Organizacional, descrever os mecanismos, componentes e ambientes da Governança da Aprendizagem Organizacional, compreender as inter-relações entre eles e elaborar o modelo conceitual de GovA. Em sequência, foi possível analisar e modelar os processos da Aprendizagem Organizacional, da Governança do Conhecimento e da própria governança da Aprendizagem, incluindo os ambientes de Aprendizagem Organizacional e o Ciclo do Conhecimento. A etapa de campo desta pesquisa, foi realizada para validar o Framework GovA em quatro momentos, num primeiro e segundo com a verificação de consistência das Dimensões e das Questões Estratégicas com especialistas profissionais, responsáveis pela Gestão do Conhecimento na Organização Pública e especialistas pesquisadores do laboratório Engin sobre os temas Educação Corporativa, Governança e Gestão do Conhecimento, Redes de Aprendizagem e Aprendizagem Organizacional, em num terceiro momento com o Diretor Executivo da Organização Pública e, em um quarto momento, com especialistas profissionais, responsáveis pela Governança da Aprendizagem Organizacional e Gestão do Conhecimento da Organização Pública e especialistas teóricos em Gestão do Conhecimento, Engenharia do conhecimento, Governança do Conhecimento e Aprendizagem Organizacional. Para ser possível a melhor compreensão do framework pelos entrevistados, após identificado, analisado e inter-relacionado os elementos constitutivos da Governança da Aprendizagem, foi elaborado uma ferramenta, tipo Canvas, apresentando questões estratégicas a serem respondidas pelas organizações nas cinco dimensões do Framework. A partir da literatura e da validação do Framework GovA, foi possível definir Governança da Aprendizagem Organizacional (GovA) como um sistema organizacional de desenvolvimento da capacidade dinâmica e de auto-organização, que dirige os processos cognitivos e comportamentais coletivos, por meio de um conjunto inter-relacionado de mecanismos, componentes e ambientes de aprendizagem para o enfrentamento e pronta resposta às mudanças. Além desta definição, essa tese contribui sobremaneira por descrever os mecanismos, componentes e ambientes que se deve implementar e governar para se desenvolver a Aprendizagem Organizacional. Esta tese conclui que para o processamento da GovA é necessária a inter-relação de quatro mecanismos (Gestão do Conhecimento, Ciclo do Conhecimento, Ciclo da Aprendizagem e Governança do Conhecimento), quatro componentes (Capacidade Dinâmica e de Auto-Organização, Visão Compartilhada e Objetivos Comuns, Informações Confiáveis e Modelo Mental Compartilhado) e um ambiente de aprendizagem com base nos conceitos BA e 8C’s. Para avançar nos resultados alcançados, sugere-se como pesquisas futuras a elaboração de uma ferramenta para definir estratégias e planos de ações com vistas à desenvolver a GovA, a definição de indicadores para o monitoramento e controle do Framework proposto e, a; identificação e descrição de métodos, técnicas e ferramentas a serem utilizadas por cada mecanismos, componentes e ambientes do Framework GovA, estudos sobre a governança de Ambientes de Aprendizagem Organizacional e redes de aprendizagem organizacional também se apresentarem como lacunas.

Palavras-chave: Gestão do Conhecimento. Aprendizagem Organizacional. Governança do Conhecimento. Governança da Aprendizagem.

Link para download: Giselly Rizzatti.

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