Home » Sem categoria » MULLER, Isabela Regina Fornari. Perda de Conhecimento Organizacional nas Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). Tese, 2016.

MULLER, Isabela Regina Fornari. Perda de Conhecimento Organizacional nas Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC). Tese, 2016.

Na era do conhecimento, o capital intelectual se tornou um recurso determinante para a empresa reter e melhorar a vantagem competitiva, no entanto, porque a natureza do capital intelectual é abstrato, intangível, oculto e difícil de medir, torna-se um desafio para os gestores de negócios avaliarem o desempenho do capital intelectual eficazmente, no entanto enquanto uma grande quantidade de conhecimento é muitas vezes criada, muito também é perdido. Diante deste quadro a tese desenvolvida tem por objetivo geral apresentar proposta de fatores e categorias para apoiar a identificação de perdas de conhecimento relacionadas à aposentadoria, rotatividade, terceirização e reestruturação, segundo as percepções dos gestores da Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.(CELESC) e dos fundamentos teóricos e práticos.O quadro teórico aborda o Capital Intelectual e a Perda de Conhecimento. No percurso metodológico a pesquisa caracteriza-se por ser exploratória, descritiva e qualitativa. O método utilizado foi o estudo de caso descritivo e interpretativo. As técnicas de coleta de dados utilizadas foram: a análise documental, a pesquisa bibliográfica e a entrevista semiestruturada. Destacam-se como resultados desta tese os principais eventosde perda de conhecimento na percepção dos gestores da empresa e suas motivações. O estudo identificou que os principais eventos na empresa estão correlacionados com a literatura, destacando-se as perdas motivadas pela aposentadoria, terceirização, rotatividade e reestruturação organizacional. Ademais, verificou-se que a falta de reconhecimento das competências é um dos principais fatores motivadores da perda de conhecimento naquela empresa. Neste sentido, a tese apresenta como contribuição a identificação de fatores de perda não identificados na literatura e descreve o contexto que motivou a perda de conhecimento em uma empresa de um setor não explorado na literatura, o setor de distribuição de energia elétrica, setor este estratégico para o desenvolvimento do País.

Palavras-chave: Conhecimento. Capital Intelectual. Perda de Conhecimento. Distribuição de Energia.

Link para download: Isabela Regina Fornari Muller.

Posted in Sem categoria