Home » Sem categoria » FRANZONI, Christine Bencciveni. Storytelling como Ferramenta para o Compartilhamento do Conhecimento na Comunicação de Líderes. Tese, 2019.

FRANZONI, Christine Bencciveni. Storytelling como Ferramenta para o Compartilhamento do Conhecimento na Comunicação de Líderes. Tese, 2019.

Esta tese trata do storytelling nas organizações, com foco no compartilhamento do conhecimento tácito. Tem como pergunta de pesquisa: como o storytelling pode contribuir para a comunicação de líderes com a finalidade de compartilhar o seu conhecimento tácito? O objetivo geral foi estabelecer estratégias de storytelling para a comunicação de líderes visando o compartilhamento do seu conhecimento tácito. Quanto à modalidade, é uma pesquisa científica e tecnológica; quanto ao método empregado, de natureza aplicada; quanto a abordagem do problema, qualitativa; dos objetivos da pesquisa, exploratória. Quanto ao tipo de delineamento, é uma pesquisa de estudo multicasos, com as empresas ranqueadas no GPTW – Great Place to Work, nos anos 2016 e 2017, Involves Tecnologia, Way2 Tecnologia e Meu Móvel de Madeira. Para a coleta dos dados secundários, fez-se uma revisão de literatura do tipo sistemática integrativa e narrativa, e para os dados primários foi realizada entrevistas por meio de um formulário semiestruturado adaptado dos estudos de Abecassis (2015) e Silva (2016) devidamente validado por especialistas. Os dados foram categorizados por meio da técnica de análise de conteúdo, onde as categorias e as subcategorias de análise foram elaboradas a partir das variáveis constituintes do problema da pesquisa de forma a subsidiar a criação das estratégias. Para a criação das estratégias, fundamentou-se na literatura; nos eixos: Pessoas, Cultura, Ambiente; nas subcategorias; bem como, nas características facilitadoras de Frantz (2011), correspondentes a fase 1 – compartilhamento do conhecimento tácito, sendo as mesmas foram validadas por especialistas. Após a análise dos especialistas foram estabelecidas as estratégias, as quais representam elementos diretivos e de controle para se utilizar o storytelling na comunicação de líderes visando o compartilhamento do seu conhecimento tácito. A história, contada por líderes é capaz de criar um fio comum ao longo de um projeto de forma a inspirar seus liderados. Nesse contexto, o ‘gargalo do conhecimento’ na comunicação de líderes – como o líder pode expressar o seu conhecimento tácito – pode ser resolvido por meio de storytelling.

Palavras-chave: Storytelling. Compartilhamento do conhecimento. Comunicação de líderes.

Link para download: Christine Bencciveni Franzoni.

Posted in Sem categoria