Home » Sem categoria » DIANA, Juliana Bordinhão. Möbius: um modelo para Polos EaD. Tese, 2019.

DIANA, Juliana Bordinhão. Möbius: um modelo para Polos EaD. Tese, 2019.

A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional que vem sendo utilizada como uma forma significativa para ampliar a oportunidade de acesso ao ensino superior. Entre as boas práticas da EaD, destaca-se o Polo como ambiente de aprendizagem que concretiza a mediação pedagógica aos estudantes e, como resultado contribui com o desenvolvimento da sociedade do conhecimento. O objetivo desta pesquisa é propor um modelo teórico-conceitual para que o Polo EaD seja um ambiente de aprendizagem para a sociedade do conhecimento. Esta pesquisa está desenvolvida em uma abordagem científica, exploratória-descritiva, considerando sua natureza teórico-prática. Foi utilizado o método de análise qualiquantitativo. Os procedimentos iniciais englobaram uma busca sistemática da literatura e em documentos oficiais da área e benchmarking. Os resultados dessa análise de dados evidenciam que o Polo é uma prática da EaD que se integra à sociedade do conhecimento. A identificação da convergência entre os Polos EaD e a sociedade do conhecimento permitiu a definição das assertivas para a construção do modelo proposto ao final deste estudo. O modelo teórico-conceitual de Polo EaD como ambiente de aprendizagem para a sociedade do conhecimento visa à ampliação da participação dos Polos na formação do indivíduo e seu entorno no sentido de transcender o atendimento ao estudante e de se tornar um ambiente para integração de práticas educacionais na sociedade do conhecimento. A partir da aplicação do instrumento de conformação, permitiu-se a construção do Möbius: um modelo para Polos EaD, cuja configuração contempla a convergência e interação entre o Polo EaD e a sociedade do conhecimento. Para tal, considera-se este um ambiente potencializador da aprendizagem a partir da conexão de suas nove categorias – desenvolvimento, infraestrutura, pessoas, processos, aprendizagem, conhecimento, competências, comunicação e tecnologias. Conclui-se que este modelo reflete o Polo EaD como um ambiente potencializador da aprendizagem para a sociedade do conhecimento a partir dos elementos que os compõe.

Palavras-chaves: Polo. Educação a distância. Ambiente de aprendizagem. Sociedade do conhecimento.

Link para download: Juliana Bordinhão Diana

Posted in Sem categoria