Home » Sem categoria » NASCIMENTO, Heluiza Ormelez de Almeida. Acessibilidade e Usabilidade em Plataformas MOOC: Indicadores de Boas Práticas. Dissertação, 2019.

NASCIMENTO, Heluiza Ormelez de Almeida. Acessibilidade e Usabilidade em Plataformas MOOC: Indicadores de Boas Práticas. Dissertação, 2019.

A evolução das Tecnologias de Comunicação Digital (TCD) no mundo da educação tem tentado acompanhar as transformações que ocorrem também no trabalho e no entretenimento. Um exemplo é a expansão das plataformas MOOCs, como uma outra oportunidade de formação e capacitação para a aprendizagem online. O caráter massivo e aberto destes cursos tem ganho cada vez mais adeptos e melhor qualidade na oferta desse modo de disseminação do conhecimento. As plataformas MOOCs alimentam a intenção de ofertar condições de acesso universalizado, a todas as pessoas independente de condições motoras, físicas, cognitivas e tecnológicas. O objetivo deste estudo é analisar os fatores de acessibilidade e usabilidade que facilitem a efetividade no uso desses recursos configurando-se como boas práticas. Este é um estudo de cunho mais teórico que prático, baseado na revisão de literatura. Além de uma revisão de literatura, traz um reconhecimento de diferentes plataformas MOOCs, buscando identificar e associar os fatores de usabilidade e acessibilidade como garantia de boas práticas. Como resultado apresenta-se um quadro destacando-se as fontes e os indicadores recomendados para uma boa prática baseados nos fatores de usabilidade e acessibilidade. Esta é uma contribuição para com a expansão do uso desse recurso para qualquer pessoa que queira realizar um curso regular e certificado ou aquela que se limita e acessar um conhecimento desejado, em um determinado momento de desafio. Sugere continuidade a aprofundamento em novos temas como validar estes indicadores, desenvolver, aprimorar ou avaliar plataformas MOOCs.

Palavras-chave: MOOCs, usabilidade, acessibilidade.

Link para download: Heluiza Ormelez de Almeida Nascimento.

Posted in Sem categoria