Home » Sem categoria » ZIMMER, Paloma. Framework para a gestão de consórcios de pesquisa pré-competitiva com múltiplos stakeholders. Tese, 2018.

ZIMMER, Paloma. Framework para a gestão de consórcios de pesquisa pré-competitiva com múltiplos stakeholders. Tese, 2018.

Apesar de o tema “relação governo, universidade e empresa para pesquisa e desenvolvimento colaborativa” ter recebido relativa importância nas últimas décadas, as alianças estratégicas envolvendo esses três atores para a realização de pesquisa pré-competitiva têm sido pouco exploradas pela literatura. Nesse cenário esta tese propõe um framework, fundamentado em boas práticas, que sintetiza e formaliza a base de conceitos e recomendações práticas para a interação colaborativa entre governo, universidade e empresa nas atividades de pesquisa pré-competitiva. O framework proposto foi construído a partir de uma revisão sistemática da literatura em periódicos indexados na Scopus, Web of Science, e EBSCO, e por meio de um estudo de caso no Southern Ontario Smart Computing Innovation Platform – SOSCIP. Com sede em Ontário, o SOSCIP é único consórcio de pesquisa e desenvolvimento do Canadá que utiliza a computação avançada para impulsionar a inovação. Durante o estudo de caso foram realizadas observações participante, análise documental, e entrevistas em profundidade. Este estudo de caso foi subsidiado com recursos disponibilizados pela CAPES. A versão final do framework foi apresentada a especialistas no assunto, que verificaram a consistência das práticas propostas. A partir das premissas deste estudo, constatou-se que as ações promovidas pelo ecossistema de inovação estimulam a atividade colaborativa entre universidade e indústria para pesquisa pré-competitiva. As alianças para pesquisa colaborativa envolvendo universidade, indústria e governo precisam ser gerenciadas por uma estrutura de governança bem-definida. A execução de projetos colaborativos bem-sucedidos é reflexo das práticas adotadas (i) no âmbito do projeto, pela própria equipe do projeto, (ii) das ações promovidas pela aliança e das (iii) ações desencadeadas pelos agentes do ecossistema de inovação. Palavras-chave: consórcio de pesquisa; aliança estratégica; pesquisa pré-competitiva; colaboração universidade-empresa-governo.

Palavras-chave: consórcio de pesquisa; aliança estratégica; pesquisa pré-competitiva; colaboração universidade-empresa-governo.

Link: Paloma Zimmer

Posted in Sem categoria