Home » Dissertação » MENEGAZZO, Carolina. PARQUES TECNOLÓGICOS – SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO NO SAPIENS PARQUE. Dissertação, 2018.

MENEGAZZO, Carolina. PARQUES TECNOLÓGICOS – SUSTENTABILIDADE ECONÔMICO FINANCEIRA: UM ESTUDO DE CASO NO SAPIENS PARQUE. Dissertação, 2018.

A inovação tecnológica tem requerido novas formas de organização no mundo do mercado globalizado. A criação de outros espaços organizacionais incluiu o modelo dos parques tecnológicos. Estes, como políticas públicas, têm como propósito estimular o empreendedorismo e a inovação, aumentar a competitividade das empresas e proporcionar a dinamização do desenvolvimento econômico nas regiões em que são implantados. A problemática desta pesquisa tem como foco a sustentabilidade econômico financeira destes empreendimentos. O objetivo é analisar os componentes do modelo de negócios que influenciam na sustentabilidade econômico financeira do Sapiens Parque e como esses componentes podem servir de referencial para outros parques tecnológicos. A metodologia básica baseia-se em um estudo de caso, de natureza descritiva e análise qualitativa. Os procedimentos se limitam à revisão de literatura e análise de modelos de negócios, em especial do modelo de negócio do Sapiens Parque – objeto do estudo de caso. A base teórica aprofunda o conceito de modelo de negócio em Parques Tecnológicos e sustentabilidade econômico financeira. Como resultado, fica demonstrado que, segundo os modelos estudados, o modelo de negócios do Sapiens Parque é sustentável econômico financeiramente e, deste, pode-se extrair algumas premissas para orientar um modelo de negócio, até certo ponto, aplicável para outros Parques Tecnológicos, abrindo-se outras questões de pesquisa e produção científica nessa área.

 

Link para download: Carolina Menegazzo

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , ,