Home » Dissertação » AGUIAR, Fernando Ferreira. UM MODELO DE CONHECIMENTO PARA EMPREENDIMENTOS CRIADOS POR EGRESSOS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS. Dissertação, 2018.

Universidades com séculos de existência possuem problemas semelhantes no que se refere ao acompanhamento de seus egressos. No Brasil, a maioria das instituições de ensino superior desconsideram dados de ex-alunos, consequentemente, não possuem plataformas para acompanhar a empregabilidade ou empreendedorismo de seus egressos. Sendo assim, esta pesquisa propõe desenvolver um modelo de conhecimento para mapear empreendimentos criados por egressos de universidades brasileiras. Este estudo possui caráter tecnológico, por propor uma solução para um problema específico com uso de artefatos tecnológicos. Para a execução do trabalho desenvolveu-se um modelo de representação do conhecimento com ontologias para demonstrar o conhecimento envolvido na aplicação. Para validar o modelo, criou-se um software para realizar uma prova de conceito na Universidade Federal de Santa Catarina. Este software ficou on-line de Março de 2017 a Dezembro de 2017, onde foram coletados dados de 50 egressos da UFSC possuindo um total de 32 empresas que foram criadas entre os anos de 1989 e 2015. A maioria (53,1%) atua no mercado de desenvolvimento de software. As empresas criadas pelos egressos da UFSC cadastrados na plataforma possuem um total de 2488 colaboradores. Em relação aos egressos, observa-se que a maioria é do sexo masculino (96%) e uma pequena parcela é do sexo feminino (4%). A maior parte, 19 egressos donos ou sócios de empreendimentos, tem entre 25 e 35anos. Os egressos empreendedores em sua maioria têm formação em Engenharia Mecânica (17,6%) e em Ciência da Computação (11,8%). Assim, conclui-se que projetos desta natureza são essenciais para que as universidades possam sempre estar aprimorando seu sistema de ensino e adequando suas grades curriculares as necessidades do mercado. Além de demonstrar a importância do acompanhamento dos egressos para as universidades, o estudo também revelou através de dados estatísticos a importância que um sistema alumni possui no auxílio à universidade para tomada de decisões mais efetivas no que se refere à formação de seus alunos.

Link para download: Fernando Aguiar

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , , ,