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ALVAREZ, Ana Maria Ortegon. PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE EQUIPES DE PROJETO. UMA ABORDAGEM BASEADA NA EXPERIÊNCIA. Tese, 2018.

As exigências de competitividade no mercado global levam as empresas a realizar esforços para atingir sustentabilidade em longo prazo, e tanto a aprendizagem de equipes quanto o trabalho por projetos são descritos na literatura científica como fontes de vantagens competitivas. No entanto, a aprendizagem é um desafio no ambiente dos projetos, considerando a natureza complexa deles. Este estudo foca-se no processo de aprendizagem de equipes de projeto em contextos reais. O objetivo é compreender como ocorre a aprendizagem de uma equipe de projeto inserida em uma empresa colombiana do setor da construção civil. A fundamentação teórica abordou três construtos: a aprendizagem de equipes, o contexto dos projetos e a aprendizagem de equipes de projetos. Assume-se a aprendizagem de equipes como o processo iterativo de reflexão- ação, a serviço de qualquer meta organizacional e desenvolvido por meio de atividades interdependentes realizadas pelos membros da equipe. O estudo adota uma perspectiva de processos de grupo cujo objeto de análise são equipes em contextos reais. Desenvolve-se, portanto, um estudo de caso qualitativo fundamentado na experiência de uma equipe formada por pessoas com experiência e bases de conhecimento diferentes. A coleta de dados incluiu técnicas como: entrevistas, grupos focais, observação de reuniões e documentos institucionais. A análise dos dados foi realizada por meio da análise temática, com a utilização de técnicas e procedimentos de transformação de dados qualitativos. Foram identificados três grandes temas ao redor dos quais construiu-se o caso: componentes dinâmicos vinculados com a aprendizagem da equipe; comportamentos de aprendizagem da equipe e a gestão de projetos como quadro de atuação estável da equipe. A análise permitiu identificar uma perspectiva temporal da aprendizagem da equipe que se desenvolveu conforme o modelo de Equilíbrio Pontuado de Gersick. Também foi identificado o caráter flexível e dinâmico das metas de aprendizagem no percurso do projeto, e evidenciou-se que a gestão de projetos tem o potencial de auxiliar a aprendizagem da equipe em função da percepção da gerência e dos membros da equipe a respeito dos avanços nos resultados e do prazo de finalização do projeto.

Link para download: Ana Ma Ortegon

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