Home » Dissertação » DA ROSA, Natana Souza. Avaliação da Aprendizagem do Conceito de Projeção Cilíndrica Ortogonal no Ambiente Virtual Bilíngue: Moobi. Dissertação, 2017.

DA ROSA, Natana Souza. Avaliação da Aprendizagem do Conceito de Projeção Cilíndrica Ortogonal no Ambiente Virtual Bilíngue: Moobi. Dissertação, 2017.

O processo de ensino e aprendizagem apresenta diversos desafios para
sua consecução, onde muitas vezes ambos os lados, professor e aluno,
acabam por se sentirem frustrados por não lograrem êxito em sua
conquista. Corroborando com essa afirmação, existem pesquisas que
apontam que atualmente tanto no nível fumdamental quanto médio os
alunos não possuem o conhecimento mínimo de matemática considerado
necessário. Os estudos relacionados a área do ensino de Matemática
demonstram a existência de uma enorme lacuna que percorre toda a
estrutura educacional do aluno, sendo constatados problemas crônicos em
matemática desde o ensino fundamental até a universidade. O problema
se agrava ainda mais quando se trata de conteúdos relacionados a
Geometria, Álgebra ou Trigonometria, no entanto esses conteúdos são
extremamente importantes, pois servem como suporte no
desenvolvimento em outras áreas das exatas, como as engenharias. Em
especial, tem-se a Geometria como um ramo bastante importante dentro
da Matemática, pois serve como instrumento significativo para outras
áreas do conhecimento, destacando por exemplo os raciocínios dedutivo
e indutivo, para tanto o seu ensino através de recursos visuais pode
contribuir na melhor compreensão do conteúdo tornando o aprendizado
muito mais significativo. Se os ouvintes já possuem dificuldade no
aprendizado quiçá os alunos surdos, onde estudos demonstram suas
dificuldades em compreender os conteúdo matemáticos pela falta de
recursos adequados a esta deficiência. Este trabalho em especial trata do
assunto de Projeção Cilíndrica Ortogonal, pois é um assunto pouco
tratado no ensino fundamental e médio e que está presente nos cursos
superiores das áreas de exatas. Devido as dificuldades relacionadas ao
conteúdo de PCO foram criados Objetos de Aprendizagem acessíveis
sobre este conteúdo, utilizando diferentes tipos de narrativas como contos
e história em quadrinhos, sendo posteriormente esses OAs acessíveis de
Projeção Cilíndrica Ortogonal foram organizados na forma de um curso
e inseridos no Ambiente Virtual Bilíngue: MooBi, visando permitir uma
aprendizagem instigante deste conteúdo para alunos surdos e ouvintes.
Por fim com a realização do curso pelos alunos, desenvolveu-se uma
investigação no intuito de verificar de que maneira os AOs contribuíram
para a aprendizagem desses alunos sobre conteúdo de Projeção Cilíndrica
Ortogonal. Os resultados encontrados foram significativamente
satisfatórios, contudo se entende que ainda há um vasto campo a ser
pesquisado.

Link para download: Natana Souza da Rosa

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , , ,