Home » Gestão do Conhecimento » MARQUES, Jamile Sabatini. Reforming Technology Company Incentive Programs for Achieving Knowledge-Based Economic Development: A Brazil-Australia Comparative Study. Tese, 2016.

MARQUES, Jamile Sabatini. Reforming Technology Company Incentive Programs for Achieving Knowledge-Based Economic Development: A Brazil-Australia Comparative Study. Tese, 2016.

Esta tese busca demonstrar a importância do fomento para empresas de base tecnológica como estratégia para promover o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento (DEBC). As empresas de base tecnológica para que se mantenham competitivas devem inovar e buscar novos mercados, neste sentido a pesquisa tem por objetivo propor um modelo de fomento às empresas de base tecnológica como estratégia para a promoção do desenvolvimento urbano baseado no conhecimento. A pesquisa é de natureza exploratória e descritiva com uma abordagem qualitativa. Foram feitas pesquisas por meio de entidades de classe com representatividade nacional que representem empresas de base tecnológicas no Brasil e na Austrália. Após análise dos questionários foram feitas entrevistas estruturadas com representantes do governo, entidades de classe e empresários que já receberam aporte financeiro por parte do governo federal. Após feito o comparativo entre os dois países percebe-se a importância do fomento de forma direta por meio de incentivos fiscais, como um processo menos burocrático, rápido e direto para as empresas. É sugerida a inclusão do termo fomento no framework de desenvolvimento urbano baseado no conhecimento, como um dos pilares que contribuem para o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento.

 

Link para download: Jamile Sabatini Marques

Posted in Gestão do Conhecimento, Tese and tagged as , , , ,