Home » Dissertação » PAIM, Tatieli Dagostim. O Telefone como Mídia para Disseminação do Conhecimento em um Programa de Prevenção Contra o Câncer de Próstata. Dissertação, 2015.

PAIM, Tatieli Dagostim. O Telefone como Mídia para Disseminação do Conhecimento em um Programa de Prevenção Contra o Câncer de Próstata. Dissertação, 2015.

As estratégias de comunicação voltadas à saúde masculina devem ser desenvolvidas por profissionais com conhecimento na área da saúde masculina e com capacitação na área preventiva com ênfase comunicacional. A pesquisa caracteriza-se por um estudo de caso em uma empresa de prestação de serviço em saúde, com abordagem mista, quantitativa e qualitativa. Os instrumentos utilizados nesta pesquisa foram o telefone como mídia para disseminação de conhecimento aos beneficiários do plano de saúde sobre o câncer de próstata e as entrevistas presenciais com questões estruturadas e abertas sobre a clareza na comunicação em saúde e as estratégias comunicacionais. Os resultados demonstraram que dos 235 homens abordados via contato telefônico, 60,40% destes aderiram ao programa de prevenção contra o câncer de próstata. Quanto à intercomunicação, 24 entrevistados foram abordados após a adesão ao programa, todos estes entenderam as informações sobre o câncer de próstata, não ficaram com dúvidas na realização do exame de sangue e não se sentiram constrangidos com a ligação. Em relação às estratégias de comunicação abordadas, a maioria considerou o telefone como a mais acessível e a internet como a menos utilizada. Conclui-se que a estratégia de comunicação objeto deste estudo foi eficaz.

 

Link para download: Tatieli Dagostim Paim

Posted in Dissertação, Mídia e Conhecimento and tagged as , , ,