Home » Dissertação » BOTELHO, Maurício. Aplicação de Ontologias na Organização de Conteúdos para Apoio a Equipes de Desenvolvimento de Software. Dissertação, 2015.

O aumento significativo de informações disponibilizadas em ambientes digitais e as novas tecnologias Web têm levado a inúmeras mudanças na atuação dos profissionais da informação. Estas mudanças evidenciam-se na necessidade de novos instrumentos e modos de representação, organização e recuperação das informações. No processo de desenvolvimento de softwares, as equipes de trabalho necessitam que as informações utilizadas pelos seus membros sejam relevantes e de rápido acesso. A área de estudo da Web semântica tem evoluído no sentido de dar suporte a representação de conhecimento, organização de conteúdos e recuperação da informação. Ela auxilia seus usuários a realizarem a busca de informações a partir de uma necessidade específica. A utilização de ontologias vem complementar a especificidade dessa busca, pois através da construção de um modelo de domínio sobre um determinado assunto, a busca realizada pode satisfazer o usuário dentro do contexto semântico específico. Sendo assim, o presente trabalho estabelece uma abordagem para o apoio à organização e localização de conteúdos orientada ao trabalho de equipes de desenvolvimento de software. Para tanto, estruturou-se uma ontologia com base nas atividades de uma equipe de desenvolvimento de software de gestão de recursos humanos na área pública. A ontologia proposta foi inicialmente desenvolvida na ferramenta OntoKEM, tendo sua continuidade na ferramenta Protégé, o que permitiu a criação de instâncias para a demonstração de resultados a partir de perguntas pré-definidas. Com vistas a verificar a viabilidade da ontologia proposta, foi elaborada uma pesquisa junto a equipes de desenvolvimento de software com base nas demandas de acesso às informações identificadas, sendo possível concluir a relevância da proposta. O resultado demonstrou que a ontologia desenvolvida e suas consultas, realizadas a partir do plugin SPARQL, auxiliariam equipes de desenvolvimento de software na área de recursos humanos em suas tarefas diárias. A partir disso, pode-se ratificar seu auxilio na disseminação do conhecimento, proporcionando maior qualidade e rapidez nas tarefas da área.
Link para download: Maurício Botelho

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , , ,