Home » Dissertação » LINDNER, Luis Henrique. Diretrizes para o design de interação em redes sociais temáticas com base na visualização do conhecimento. Dissertação, 2015.

LINDNER, Luis Henrique. Diretrizes para o design de interação em redes sociais temáticas com base na visualização do conhecimento. Dissertação, 2015.

O avanço das tecnologias digitais tem impulsionado a sociedade em rede, intensificando a conexão entre pessoas e informações. Mídias como sites de rede social já se consolidaram como forma de comunicação e colaboração, tornando-se um potencial recurso para construção de conhecimento. Nesse cenário surge o conceito de Rede Social Temática – um site de rede social voltado especificamente para construção de conhecimento, o tema da rede. Ao mesmo tempo, encontra-se uma comunicação cada vez mais visual, auxiliada pela crescente presença de câmeras e dispositivos móveis (smartphones e tablets). Os recursos visuais facilitam a transmissão de informações, experiências e sentimentos, campo de estudo da visualização do conhecimento. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de propor diretrizes para o design de interação em redes sociais temáticas com base na visualização do conhecimento. Para isso, a partir de um levantamento bibliográfico, desenvolve-se uma pesquisa descritiva, na qual são observados e analisados dois sites de rede social – Facebook e LinkedIn, além de uma plataforma de colaboração visual, o Realtime Board. A análise dos sites de rede social segue ainda o método da netnografia, desenvolvido especialmente para compreender a interação em comunidades online. Os resultados das observações e análises apontam dificuldades e oportunidades das plataformas existentes, o que leva a elaboração de seis diretrizes para utilização da visualização do conhecimento em interfaces de redes sociais temáticas.
 

link para download:Luís Henrique Lindner

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as , ,