Home » Dissertação » SANTOS, Airton José. Tecnologias da Informação e Comunicação na Vida Profissional do Cego Congênito. Dissertação, 2015.

Este trabalho trata das tecnologias da informação e comunicação na vida profissional do cego congênito. Tem como pergunta de pesquisa: De que forma as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) estão inseridas na vida profissional do cego congênito. O objetivo geral foi investigar a atuação do cego congênito no mercado de trabalho e sua relação com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). O método empregado foi do ponto de vista da abordagem do problema, qualitativa; de seus objetivos, uma pesquisa exploratória e dos procedimentos técnicos, bibliográfica e estudo de caso. Para tanto, foi realizada uma entrevista face a face contendo perguntas abertas e fechadas com os cegos congênitos associados da Associação Catarinense para a Integração do Cego (ACIC), localizada no município de Florianópolis. Os resultados encontrados indicam que a maior parte dos entrevistados é do sexo masculino, solteiros e pedagogos. Qualificam-se por meio do ensino formal e especializado. Em se tratando do mercado de trabalho, pode-se afirmar que dos 16 entrevistados, 50% ingressou jovem, na faixa etária entre 16 a 21 anos; cinco estão há mais de dez anos trabalhando; apenas um recebe entre 6-9 salários mínimos; seis chegaram ao emprego atual por interesse próprio; nove almejam atuar em ocupação conforme sua formação; oito citaram a baixa escolaridade e qualificação como principal dificuldade de inclusão profissional. Quanto às medidas consideradas necessárias para auxiliar no processo de inclusão escolar e no mercado de trabalho a maioria cita a necessidade de recursos pedagógicos adaptados para pessoas com deficiência visual. Já, quanto às medidas necessárias para auxiliar no processo de inclusão no mercado de trabalho a opção: maior disponibilidade e conhecimento (dos empregadores) sobre recursos tecnológicos adaptados ao serem utilizados no ambiente de trabalho foi a mais citada. Quanto a relação dos cegos congênitos com as Tecnologias de Informação e Comunicação, pode-se afirmar que para 13 dos entrevistados o uso do computador com seus programas auxiliares é a tecnologia mais usada no ambiente profissional. A maioria dos entrevistados garante que as tecnologias contribuíram para a sua inserção no atual emprego. Oito dos entrevistados atestaram ter sido importante a contribuição das tecnologias na preparação do ingresso no mercado de trabalho. A maioria dos cegos congênitos busca atualizações das tecnologias e acredita que as mesmas facilitam a sua vida profissional no que diz respeito a rotina diária. |Pode-se concluir que, dentre os diferentes tipos e uso das TICs para o cego congênito tem-se: computador com seus programas auxiliares, TV, teclado e impressora braile, celular, gravador, scanner, sintetizador de voz e tablet. Os entrevistados procuram capacitar-se, pois o mercado de trabalho, para eles, é muito competitivo, assim sendo, fazem curso de massagem, informática, telefonista, revisor braile e telefonia. Pode-se verificar que os entrevistados relacionam-se muito bem com as tecnologias, pois as consideram de grande importância nas suas vidas.

Link para Download: Airton José Santos

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , ,