Home » Gestão do Conhecimento » AMARAL, Roberto Rogério do. A arquitetura da liderança nos Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha: uma abordagem estratégica. Tese, 2014.

A Teoria da Hélice Tríplice, desenvolvida por Henry Etzkowitz e Loet Leydesdorff, considera fundamental, para o desenvolvimento regional, aconexão entre universidade-empresas-governo. Um dos principais mecanismos que consolida essa união é o Parque Científico e Tecnológico (PCT). Bellavista e Sanz (2009) definem PCT como uma rede complexa de organizações, que visa alavancar a riqueza e o bemestar da população, mediante a inovação e criatividade. A inovação, nessa conjuntura, conduz ao desenvolvimento produtivo, no qual o PCT desempenha um papel essencial para facilitar o crescimento da economia (SALVADOR, 2008). Como o PCT apresenta uma estrutura organizacional distinta das formas tradicionais e adota um modelo centrado nos ganhos coletivos, é importante uma nova compreensão de liderança para o PCT (ETZKOWITZ, 2009). Liderança é um processo em que o líder mobiliza um grupo de indivíduos para atingir objetivos comuns (HEIFETZ, 1998). Sotarauta (2010) afirma que as abordagens clássicas da liderança não são aplicáveis aos PCTs, uma vez que os desafios encontrados nessas organizações determinam que a liderança hierárquica ceda lugar à liderança em rede. Assim, esta investigação objetivou compreender a liderança em PCTs sob a percepção de líderes de PCTs da Catalunha (Espanha). Para tanto, adotou-se a pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, pautada no método fenomenológico proposto por Taylor e Bogdan (1987), mediante o uso da entrevista em profundidade. A experiência da Catalunha na criação e desenvolvimento de PCTs, a observância de similaridades entre o estado de Santa Catarina e a região autônoma da Catalunha, como também a cooperação bilateral entre os governos dessas regiões determinaram a escolha da Catalunha para realização da pesquisa. Este estudo contribuiu para o entendimento do fenômeno da liderança para PCTs. A partir da percepção dos entrevistados, foi possível identificar as características, os papéis e os estilos que permitiram a identificação da abordagem de liderança que melhor representa um PCT. Os resultados das entrevistas apontam também a importância das redes de liderança no contexto de PCTs, assim como a formação dos líderes. Nas fases de definição e nascimento, o conjunto de características, papéis e estilos apontam a presença de líderes inspiracionais, que poderão ser carismáticos/transformacionais, ou líderes autênticos. Nas fases de crescimento e consolidação, predominam as formas de liderança distribuída. Nas relações interorganizacionais entre os PCTs, e também entre o PCT e os seus atores (universidade, empresas e governo), a prática da liderança em rede precisa ser desenvolvida. Recomenda-se, ainda, o desenvolvimento de programas de liderança específicos para PCTs, como forma de promover uma cultura de liderança entre as partes envolvidas.

Link para download: Roberto Rogério do Amaral

Posted in Gestão do Conhecimento, Tese and tagged as , ,