Home » Dissertação » RODRIGUES, Tatiana Zacheo. As Mídias como Ferramenta de Compartilhamento de Conhecimento: Estudo de Caso em uma Startup. Dissertação, 2014.

RODRIGUES, Tatiana Zacheo. As Mídias como Ferramenta de Compartilhamento de Conhecimento: Estudo de Caso em uma Startup. Dissertação, 2014.

A competitividade exige o compartilhamento do conhecimento quase em tempo real para que ocorra o aperfeiçoamento constante dos processos, agilidade na troca de informação entre colaboradores e stakeholders, capacitação dos mesmos para garantia de atendimento qualificado, entrega de serviços e produtos inovadores, entre outros fatores, que geram o sucesso de uma organização. A cooperação em rede torna-se atributo estratégico para as organizações a fim de aperfeiçoar os processos nas diversas cadeias produtivas. Nesse contexto, como apoio às necessidades das organizações, as mídias sociais são percebidas como oportunidades potenciais no compartilhamento do conhecimento, principalmente no caso das organizações que necessitam de inovação constante e vantagens competitivas como é o caso das startups. O presente trabalho, tem como objetivo geral analisar o uso das mídias sociais como ferramenta de compartilhamento de conhecimento na startup Ahgora Sistemas Ltda. A investigação por estudo de caso deu-se na startup brasileira Ahgora Sistemas Ltda, situada em Santa Catarina, Brasil. Para tanto, foi, inicialmente, realizada a pesquisa por formulário com os membros da organização. E, posteriormente, com aqueles membros que responderam utilizar a ferramenta com alta frequência ou baixa frequência foram aplicadas entrevistas semi estruturadas. Dentre os resultados, verificou-se que o compartilhamento de conhecimento acorreu com maior intensidade na forma de compartilhamento de informações e documentos. As respostas vindas da startup apresentam o envio de e-mail com documentos como a ação mais frequente, a segunda ação é o uso das mídias sociais para acesso aos documentos publicados e, em terceiro, os chats para discutir questões profissionais. O estudo mostra, ainda, que o uso das mídias sociais varia de acordo com as limitações e incentivos da organização. Foi possível confirmar que as mídias sociais possuem a capacidade de apoiar a etapa de compartilhamento do conhecimento ao gerar a comunicação livre e não hierárquica entre os colaboradores. Os colaboradores utilizam as mídias para a resolução diária de problemas sem precisar de interações presenciais. Assim sendo, pode-se concluir que as mídias sociais contribuem para o compartilhamento de conhecimento na startup, objeto do estudo.

Link para download: Tatiana Zacheo Rodrigues

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , ,