Home » Dissertação » DELFINO, Nelson. Compartilhamento do conhecimento nos cursos de capacitação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação, 2014.

DELFINO, Nelson. Compartilhamento do conhecimento nos cursos de capacitação da Universidade Federal de Santa Catarina. Dissertação, 2014.

Esta dissertação tem como objetivo verificar a contribuição do compartilhamento do conhecimento por meio dos cursos de capacitação e aprimoramento ofertados na UFSC ao seu corpo administrativo. Busca-se identificar, por meio do objetivo geral, as relações de troca existentes entre os sujeitos envolvidos nas atividades de capacitação e a forma de organização, e se neste processo de capacitar pessoas ocorrem o compartilhado do conhecimento e o seu entesouramento organizacional. Para tanto, por meio dos objetivos específicos, de descrever o plano de capacitação, categorizar o obtido com entrevistas junto aos gestores e a frequência dos questionamentos feitos aos participantes dos cursos de capacitação, estruturou-se a pesquisa, na forma de identificar a ocorrência e os meios estruturais de condução das formas de processos de capacitação pela organização. Através dos dados levantados junto aos sujeitos envolvidos na pesquisa, buscou-se identificar através dos fatores “comunidade” e “pessoal”, se há o compartilhamento do conhecimento nos cursos por meio da percepção dos participantes da pesquisa. Desta forma, efetivou-se um estudo de caso, com abordagem pragmática (mista) nos cursos de capacitação da Universidade Federal de Santa Catarina, para evidenciar as relações existentes dentro de um ambiente de aprimoramento profissional. Usou-se a método de triangulação de dados, com o intuito de identificar a convergência destes para identificação, se as formas de gestão da capacitação de pessoas na Instituição geram o aprimoramento do conhecimento e se o que é gerado cria novas competências e se estas são entesouradas em um ciclo virtuoso de tácito-pessoal para explícito-organizacional. Destacaram-se, nos resultados, as formas de condução e estruturação desta comunidade de troca de conhecimento e as relações das pessoas envolvidas nos processos de capacitação. Foram identificadas as percepções dos envolvidos no processo de gestão, as visões dos participantes e as limitações existentes nos processos de troca e decisão. Concluiu-se que o compartilhamento do conhecimento acontece nos cursos, porém novas formas e meios de trocas devem ser incentivados para o constante aprimoramento do setor de gestão de pessoas da instituição.

Link para Download: Nelson Delfino

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , ,