Home » Gestão do Conhecimento » LINO, Sônia Regina Lamego. Diretrizes para a Institucionalização da Gestão do Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Brasil. Tese, 2013.

LINO, Sônia Regina Lamego. Diretrizes para a Institucionalização da Gestão do Conhecimento na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Brasil. Tese, 2013.

A gestão do conhecimento – GC recentemente vem sendo implementada emorganizações públicas e privadas. O debate em torno desse tema ocorre de forma crescente, com estudos em vários países do mundo, natentativa de compreender e intervir na realidade organizacional por meiode uma nova proposta gerencial. As organizações públicas, especificamenteas de educação superior, apesar de tradicionais produtoras de conhecimento,iniciaram timidamente e tardiamente, em relação às organizações privadas,suas experiências na gestão do conhecimento, na perspectiva de gerir o seucapital intelectual para agregação de valor a organização. Assim, estudosiniciais têm sido realizados, atualmente, com foco nas IES. Nessa lacunade conhecimento se justifica o presente estudo, que tem por objetivoidentificar diretrizes para a institucionalização da gestão doconhecimento em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, daRede Federal de Educação Profissional, do Brasil. Para tanto, se definiucomo objetivos específicos: 1) Identificar os modelos de gestão doconhecimento para Instituições de Ensino Superior; 2) Comparar estesmodelos quanto às etapas de processo de gestão do conhecimento; 3) Indicaretapas para o processo de gestão do conhecimento para um Instituto Federalde Educação, Ciência e Tecnologia; 4) Propor diretrizes para ainstitucionalização da gestão do conhecimento em Institutos Federais deEducação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa possui um caráter qualitativo,mais investigativo, de cunho interpretativo, de natureza aplicada eexploratória. A base epistêmica da condução dessa pesquisa se alicerçapelo raciocínio dedutivo. Utilizou-se uma revisão sistemática daliteratura e a pesquisa bibliográfica em diferentes bases de dados, além deestudo de campo no IF-SC e entendimento de especialistas em GC na esferapública, por meio de entrevista estruturada, questionário aplicado etécnica DELPHI. Os resultados apontam para uma proposição de implementaçãoda gestão do conhecimento em Instituto Federais, sendo apresentadas emnúmero de seis diretrizes e representadas por meio de um framework.

Link para Download: Sônia Regina Lamego Lino

Posted in Gestão do Conhecimento, Tese and tagged as , ,