Este estudo teve por propósito compreender a identidade dos líderes de uma Organização Intensiva em Conhecimento (OIC). Com a finalidade de compreender esse fenômeno, propôs-se a seguinte pergunta: Como o líder se percebe enquanto líder? Os participantes da pesquisa foram sete líderes de uma OIC. Os dados foram obtidos através de entrevistas semiestruturadas, presenciais e individuais. A estratégia de pesquisa escolhida caracterizou-se como um estudo multicasos (YIN, 2001). A pesquisa seguiu a orientação interpretativa e procurou compreender o fenômeno através dos significados atribuídos pelos participantes. Além disso, a pesquisa aprofundou-se no mundo dos significados das ações e relações interpessoais (MINAYO, 2003). Assim, a partir do roteiro de pesquisa e da fundamentação teórica, foram criados núcleos temáticos. Posteriormente, os conhecimentos e percepções revelados pelos entrevistados foram agrupados em categorias, dentro desses núcleos temáticos. Os conjuntos temáticos identificados foram: ser líder, por que se tornou líder, características dos líderes, ser identificado como líder pelos colaboradores, ideia formada sobre ser líder, ser considerado líder pelo grupo, utilizar a palavra líder para se descrever, identificação dos colaboradores com o líder e influência da organização ou de grupos de trabalho. Por meio da análise dos dados, foi possível perceber que a identidade do líder está relacionada a uma combinação de fatores relacionados às vivências pessoais, à formação profissional e experiências profissionais. Além disso, verificou-se que os entrevistados foram influenciados pelo contexto organizacional e por líderes que são exemplo de liderança. Os resultados encontrados levaram a concluir que é importante que os líderes tenham ações e discursos coerentes, e um comportamento que seja exemplo para os liderados. E, para que isso ocorra, é importante que desenvolvam sua identidade enquanto líderes. É possível perceber também que uma OIC é um contexto propício para o desenvolvimento da identidade de líderes, em virtude dos desafios constantes que lhes são propostos.
Link para Download: Danielle Nogara Becker