Home » Dissertação » OTTE, Henrique. Um Estudo de Caso sobre as Alterações Cognitivas de um Gestor de MPE sob Influência do Desenvolvimento Sustentável. Dissertação, 2013.

OTTE, Henrique. Um Estudo de Caso sobre as Alterações Cognitivas de um Gestor de MPE sob Influência do Desenvolvimento Sustentável. Dissertação, 2013.

O uso dos recursos naturais além da capacidade de regeneração do planeta tem levado a humanidade a pensar em opões para garantir sua sobrevivência e o bem estar das gerações futuras. O desenvolvimento sustentável, buscando um equilíbrio entre as dimensões econômica, social e ambiental surgiu como uma orientação de como tratar este dilema, tornando-se uma tendência mundial. Contudo, em contextos mais locais este equilíbrio constitui-se em desafio. Isto pode ser verificado, por exemplo, nas micro e pequenas empresas, pois estas não possuem o suporte adequado para tratar desta questão. Em um cenário de acirrada competição onde se encontram estas empresas, não estar de acordo com a tendência mundial prejudica sua competitividade e sua sobrevivência. Neste sentido, este trabalho busca verificar as alterações na cognição do gestor e tomador de decisão de uma micro e pequena empresa quando confrontado com os princípios do desenvolvimento sustentável. Deste modo, são construídos dois mapas cognitivos, sendo que durante a construção do segundo mapa, os questionamentos abordam impactos ao meio ambiente e sociedade, além de fatores econômicos. Estes dois mapas são posteriormente comparados e analisados quanto a sua modificação e aderência ao desenvolvimento sustentável. Acredita-se que exista uma pré-disposição para um comportamento gerencial compatível com o desenvolvimento sustentável, que se encontra latente principalmente pela falta de conhecimento, senso comum equivocado e pela própria complexidade deste domínio do conhecimento. A partir da análise dos mapas pode-se verificar uma mudança positiva quanto a cognição do gestor, expressa em seu mapa cognitivo, em relação à aderência ao desenvolvimento sustentável. Levar o desenvolvimento sustentável ao gestor deste estudo se mostrou uma tarefa acessível e muito positiva. O gestor se mostrou satisfeito com o resultado e as possibilidades de melhoria do negócio através da transformação de sua empresa em uma empresa sustentável. Contatos posteriores com o gestor puderam confirmar uma real alteração em sua forma de pensar sobre seu negócio, e que, tanto seus funcionários quanto clientes estão percebendo mudanças em sua postura sustentável.

Link para Download: Henrique Otte

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , , ,