Home » Dissertação » SANTANA, Julival Queiroz de. Liderança Autêntica no Batalhão de Operações Policiais Especiais de Santa Catarina. Dissertação, 2012.

A sociedade passa por um período desafiador, marcado por radicais e profundas transformações. Os indivíduos são confrontados com problemas emergentes e cruciais, como fome, miséria, exclusão social, aumento da corrupção e crise de valores. Neste cenário, procuram um novo sentido em suas vidas, um ponto de equilíbrio entre o “ser e o ter”, entre o trabalho e a vida fora dele, caracterizando uma espécie de tomada de consciência individual e coletiva. Buscam um novo modelo organizacional e social, mais holístico, humano e centrado em valores, que requer e pode ser alcançado por meio da liderança autêntica. O objetivo desta dissertação é investigar qual a percepção que os profissionais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) de Santa Catarina  possuem acerca da autenticidade da liderança exercida na Unidade Operacional. Para isso, circunscreve-se o objeto de estudo, a liderança autêntica, ao quadro das teorias de liderança que auxiliam as empresas, os líderes e os seguidores no processo de transformação organizacional. A abordagem da pesquisa é exploratória e descritiva. Para cumprir o objetivo proposto, em um primeiro momento, realizou-se uma revisão sistemática integrativa e uma pesquisa bibliográfica para estabelecer o “estado da arte”, esclarecer conceitos e fornecer elementos para entender a natureza do fenômeno. Após, no período de 19 a 25 de novembro de 2011, efetuou-se pesquisa empírica com 50 policiais militares do Bope catarinense para investigar, mediante aplicação de questionário, o perfil demográfico e o nível de autenticidade percebida dos seguidores em relação aos seus líderes. A análise dos resultados do questionário Authentic Leadership Questionnaire (ALQ) – versão avaliador revela que o nível de percepção da autenticidade da liderança dos seguidores em relação aos líderes é elevado e positivo, atingiu 76,8% de autenticidade percebida, o que indica que no Bope os líderes são percebidos como autênticos. Dentre as dimensões avaliadas da liderança autêntica, obteve-se nas dimensões transparência relacional e autoconsciência 74,8% de autenticidade percebida; na dimensão processo equilibrado de informações, 77,4% e; na dimensão perspectiva moral internalizada, 80,4%. Acredita-se que a liderança autêntica tende a ser um dos fatores elementares e fundamentais na condução de ações e operações policiais especiais, pois proporciona, com suas características e dimensões peculiares e valorativas, o alcance de resultados positivos quando essas atividades são realizadas em condições extremas de atuação. Congrega assim, um fator diferencial e de suma relevância para as organizações que atuam na Segurança Pública e para a própria sociedade nos dias atuais.

Link para download: Julival Q. de Santana

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , ,