Home » Dissertação » SANTOS, Marcos Henrique dos. Um Modelo para a Gestão Colegiada Orientada ao Significado por meio da Realização de PDCAs. Dissertação, 2012.

Neste trabalho, busca-se definir o conceito de Gestão Orientada ao Significado (GOS) para a realização de PDCAs (Plan, Do, Check, and Act) por meio do estabelecimento de um modelo baseado em tecnologias oriundas da Engenharia do Conhecimento. Tal modelo se apoia em teorias advindas da Linguística, Semiótica, Teoria da Decisão, Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento, e busca mitigar o problema de qualidade da informação utilizada para a tomada de decisão em colegiados de gestão corporativa. Para essa tarefa, buscou-se fundamentos na literatura, bem como foi realizado um estudo de caso em uma grande empresa da área financeira. Destacam-se como resultados deste trabalho: i) o avanço no entendimento do processo decisório como produção colaborativa de conhecimento; ii) a proposta de um modelo de facetas pragmáticas que apoia a recuperação contextualizada da informação; e iii) a consequente melhoria da qualidade das decisões pela realização de processos de PDCAs que devem seguir o modelo aqui proposto.

Link para download: Marcos Henrique dos Santos

Posted in Dissertação, Engenharia do Conhecimento and tagged as , , , , , , , ,