Home » Dissertação » MARTINS, Clayton Marafioti. A Relevância da Cobertura da Mídia nos Desastres Naturais Ocorridos em 2008 no Município de Ilhota – Sc. Dissertação, 2012.

A atuação da mídia em eventos catastróficos tem sido alvo de muitas pesquisas. O objetivo desse Estudo de Caso foi descrever a relevância da cobertura da mídia na catástrofe ocorrida no município de Ilhota-SC no ano de 2008. Para o suporte teórico, foram estabelecidos os conceitos necessários ao entendimento dessa pesquisa no campo dos desastres naturais, bem como a origem e evolução das mídias. Como pressupostos para o valor científico da pesquisa, foram aplicados dois questionários distintos voltados para dois públicos diferentes, o primeiro, com cinco perguntas, direcionado às autoridades do município envolvendo 78 (setenta e oito) pessoas e o segundo questionário, com dez perguntas, voltado à população da região afetada pelo evento, compreendendo 152 (cento e cinquenta e dois) moradores da região. Como resultado, a pesquisa apresenta a relevância da parceria da mídia junto às autoridades constituídas do governo municipal e num segundo momento a importância da mídia na divulgação das notícias a população. Por fim, a pesquisa apresenta um questionamento dando conta da necessidade de haver uma maior interação da mídia com autoridades e população, bem como, sugestão no tocante à políticas públicas em situações emergenciais e pelos resultados obtidos, gerar conhecimento para os tomadores de decisão, propiciando informações à sociedade e também aos gestores públicos, condições de ser subsidiados por esses conhecimentos técnicos.

Link para download: Clayton Marafioti Martins

Posted in Dissertação, Mídia do Conhecimento and tagged as , ,