Home » Gestão do Conhecimento » MALDONADO, Mauricio Uriona. Dinâmica de Sistemas Setoriais de Inovação: Um Modelo de Simulação Aplicado no Setor Brasileiro de Software. Tese, 2012.

MALDONADO, Mauricio Uriona. Dinâmica de Sistemas Setoriais de Inovação: Um Modelo de Simulação Aplicado no Setor Brasileiro de Software. Tese, 2012.

As empresas inovam por meio de interações dinâmicas e complexas com outros agentes de conhecimento, formando um sistema de inovação. No entanto, estudos prévios não levam em consideração as propriedades dinâmicas de tais sistemas. Este trabalho objetiva incrementar a compreensão sobre os efeitos dinâmicos do conhecimento e aprendizado na atividade inovativa ao desenvolver um modelo dinâmico do sistema de inovação. Um novo framework foi construido, que inclui os componentes e relações essenciais de um sistema de inovação, a partir de uma revisão sistemâtica de literatura. O framework foi instanciado para o caso do Setor Brasileiro de Software no Brasil e formalizado num model de dinâmica de sistemas, utilizando dados da Pintec e da literatura prévia. Esta pesquisa proveê explicações sobre como o conhecimento e o aprendizado afetam a dinâmica dos sistemas de inovação e, a partir do modelo, demonstra a dinâmica do mesmo ao realizar experimentos pontuais.

Link para download: Mauricio Uriona Maldonado

Posted in Gestão do Conhecimento, Tese and tagged as , , ,