Home » Dissertação » BELLO, Janine da Silva Alves. Relação conceitual entre identidade organizacional e competência essencial: Implicações para gestão do conhecimento.

BELLO, Janine da Silva Alves. Relação conceitual entre identidade organizacional e competência essencial: Implicações para gestão do conhecimento.

Esta dissertação tem como objetivo compreender a relação entre a identidade organizacional e a competência essencial. Origem, relações conceituais e metodologias de identificação dão suporte às análises e à construção de relações teóricas e às práticas de gestão. A identidade organizacional é um constructo coletivo, suscita a interação entre: (a) os níveis individuais e coletivos de análise, (b) a cognição do indivíduo sobre o que é a organização, resultante da relação dialética entre cognição coletiva compartilhada e (c) as cognições individuais socialmente construídas. Refere-se à pergunta “quem somos nós enquanto organização” (ALBERT; WHETTEN, 1985). A competência essencial é compreendida como uma capacidade especial da organização e distinguida se satisfizer três critérios: contribuir significativamente para o benefício de um cliente ou produto; ser competitivamente única e, como tal, deve ser difícil para os concorrentes imitar; e proporcionar o acesso potencial a uma ampla variedade de mercados (Hamel e Prahalad, 1990). Este estudo teórico evidencia a relação entre identidade organizacional e competência essencial, mostrando que a identidade pode ser uma competência Essencial da organização, pode servir de apoio ou ameaça à construção de novas competências, é aguçada com os processos de mudança, tem implicações no processo de tomada de decisão, e, consequentemente sobre a Gestão do Conhecimento.

Link para download: Janine da Silva Alves Bello

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , ,