Home » Dissertação » BENÍTEZ HURTADO, Segundo Raymundo. Práticas de Gestão do Conhecimento no Processo de Formação de Docentes em uma Universidade Privada do Equador. Dissertação, 2012.

As instituições de educação superior (IES), ao desempenhar um importante papel no crescimento sustentável e econômico dos países, estão obrigadas a implementar estratégias que utilizem o conhecimento para estimular a inovação e melhorar os serviços educacionais. Face a esta necessidade, a Gestão do Conhecimento (GC) oferece um conjunto de práticas que possibilitam auxiliar às organizações na identificação, criação, armazenamento, troca e uso do conhecimento. Estas práticas,  apoiadas na tecnologia, são fundamentais nas estratégias de GC que as IES devem implementar. Face a este panorama, a pesquisa tem por objetivo compreender a realidade das IES a respeito do uso das práticas de GC, do uso da tecnologia bem como propor ações que possibilitem institucionalizar as práticas em questão como parte de uma estratégia organizacional de GC. Para isto, identificam-se as práticas de GC e tecnologias web 2.0 que as suportam dentro das IES e se analisa o grau de uso e de importância das mesmas dentro do processo de formação docente da Universidad Técnica Particular de Loja (UTPL). Para uma melhor compreensão da adopção das práticas de GC se analisa o grau de maturidade, a relação com cada uma das etapas do processo de GC e a relação  uso versus importância. A partir da análise, foi possível observar que as práticas de GC e as tecnologias web 2.0 não são amplamente utilizadas embora sejam conhecidas. Neste sentido, a implementação de ações relacionadas com a institucionalização das práticas supõe uma mudança na forma de executar diversos processos, no comportamento das pessoas  e no papel da tecnologia dentro das IES; ou seja, a implementação de ações deve estar vinculada a uma estratégia de GC que involucre a toda a organização.

Link para Download: Segundo Raymundo Benítez Hurtado

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , , ,