Home » Dissertação » VIOLIN, Leila Cavalheiro. A Gestão da Inovação Tecnológica: Um Estudo de Caso na Indústria Farmacêutica Nacional. Dissertação, 2011.

VIOLIN, Leila Cavalheiro. A Gestão da Inovação Tecnológica: Um Estudo de Caso na Indústria Farmacêutica Nacional. Dissertação, 2011.

A indústria farmacêutica sobrevive praticamente de descobertas na área médica, resultantes de seus departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento. A indústria farmacêutica nacional sofreu um movimento de desnacionalização nas décadas passadas, o que levou a um déficit comercial na ordem de US$ 5,5 bilhões em 2007. É objetivo do governo federal reverter esse quadro, e por isso a área foi considerada programa mobilizador em área estratégica na Política de Desenvolvimento Produtivo. Este trabalho analisa a aplicação de uma metodologia de gestão da inovação em uma indústria farmacêutica nacional, através de um estudo de caso, com o objetivo de verificar se a gestão da inovação pode ser otimizada a fim de torná-la viável às demandas sociais e ao mesmo tempo uma vantagem competitiva para a indústria farmacêutica nacional. Apresenta a metodologia NUGIN de gestão integrada da inovação e analisa sua aplicação no Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda., descrevendo cada etapa de sua implantação, as dificuldades encontradas, os avanços alcançados, e sugere sua aplicação em outras indústrias, a fim de se obter algum tipo de generalização futura.

Link para Download: Leila Cavalheiro Violin

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , ,