Home » Dissertação » MOTA, Jéssica Romeiro. A Proteção do Conhecimento Resultante da Parceria de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação Originado da Relação Universidade e Empresa. Dissertação, 2011.

A presente dissertação tem como objetivo estudar o processo de gestão do conhecimento, em especial quando se preocupa com a  proteção e com os resultados auferidos na relação Universidade-Empresa em parcerias de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). A inovação  configura-se como um processo dinâmico e interativo, realizado com a contribuição de diferentes agentes econômicos, sociais que possuem  informações e conhecimentos diversos. Essa interação ocorre vários níveis, entre diversos departamentos de uma mesma empresa, entre empresas distintas e com outras organizações, como aquelas de ensino e pesquisa. As instituições já percebem a importância de salvaguardar o conhecimento gerado pela utilização instrumentos de proteção à propriedade intelectual, até como forma de compartilhamento seguro e pela percepção do lucro advindo desse conhecimento. Denota-se, a partir dos dados primários, a lacuna existente na teoria quanto à preocupação em se estudar a proteção do conhecimento, como elemento essencial de agregação de valor à organização.  A dissertação não busca abordar todas as possibilidades jurídicas de proteção do conhecimento, mas prende-se basicamente em um dos instrumentos passíveis de cumprir essa missão: o Acordo de Parceria em PD&I. Essa pesquisa, considerando os objetivos propostos, classifica-se como qualitativa descritiva e exploratória. Complementarmente às pesquisas bibliográficas, adotou-se o estudo de caso como estratégia para verificar se, como apontado pela teoria, há a preocupação de proteção do conhecimento proveniente da interação Universidade e Empresa (U-E). O estudo de caso  refere-se à tentativa de observar a teoria, a partir de Acordo de Parceria de PD&I formalizado entre Universidade comunitária do Oeste do Estado de Santa Catarina e empresa do ramo de motores e de sistemas elétricos industriais completos, do município de Joaçaba. Verificou-se que a utilização de instrumentos protetivos do conhecimento, mormente o Acordo de PD&I ainda é recente e estimula a atenção dos pesquisadores e, de maneira tímida, das empresas. O setor produtivo começa perceber a relevância do investimento em conhecimento inovador, para a possibilidade de resultados financeiros originados da relação U-E e para a necessidade de proteção do conhecimento, como diferencial competitivo.

Link para Download: Jessica Mota

Posted in Dissertação, Gestão do Conhecimento and tagged as , , , ,