Home » Dissertação » LACERDA, Mário Roberto. Miranda Mapeamento da disposição individual de compartilhar conhecimento a partir dos níveis de consciência informados pela teoria e instrumento de Loevinger. Dissertação, 2011.

LACERDA, Mário Roberto. Miranda Mapeamento da disposição individual de compartilhar conhecimento a partir dos níveis de consciência informados pela teoria e instrumento de Loevinger. Dissertação, 2011.

Esta pesquisa mensura o nível de consciência, a partir da Teoria de Desenvolvimento do Ego e instrumento de medição WUSCT, de Loevinger, bem como mapeia a disposição para compartilhar conhecimento de dez orientadores de tutoria do Projeto Aluno Integrado, coordenado por equipe da Universidade Federal de Santa Catarina. Para mensurar o nível de consciência, foi aplicado o teste projetivo de completar sentenças (WUSCT). As respostas foram classificadas por um protocolo interpretativo, o Measuring ego development (HY; LOEVINGER, 1996), que apontou categorias, em níveis hierárquicos, por características projetivas de resposta. A partir do paradigma interpretativista, foram aplicadas duas questões objetivas, com o propósito de verificar a disposição individual de compartilhamento de conhecimento dos orientadores de tutoria entrevistados. Essas questões foram seguidas do condicionante “Justificativa”, abrindo a possibilidade de aprofundar as opiniões dos sujeitos da pesquisa por meio da justificação de suas respostas. Ainda foi aplicada uma questão aberta, conformando as narrativas organizacionais (CZARNIAWSKA, 1997). A ampliação da temática do compartilhamento de conhecimento, principalmente no que tange ao comportamento ou à disposição para tanto, correlacionando-a ao constructo níveis de consciência, contribuiu para o avanço do arcabouço teórico inerente à área de Engenharia e Gestão do Conhecimento.

Link para download: Mário Roberto Miranda Lacerda

Posted in Dissertação, Mídia e Conhecimento and tagged as , , , ,